Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Produtos Notáveis
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Danielle Paná Vergini
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: JOGO DA MEMÓRIA DE PRODUTOS NOTÁVEIS
Objetivos
- Memorizar através do jogo a regra de aplicação dos produtos notáveis, quadrado da soma de dois termos e quadrado da diferença de dois termos.
Materiais
·
14 fichas questões feitas de papel cartão ou
cartolina com papel contact;
·
14 fichas com as respostas de produtos
notáveis
(ficha rosa são questões e
ficha roxa respostas).
Metodologia
Número
de jogadores: 2 a 4 pessoas;
Sequência
do jogo: Virar as cartas que contém as questões para que todos
vejam e a pessoa que começar escolhe uma questão para resolver em seguida tenta
buscar nos cartões de resposta que estarão virados de maneira que não vejam, o
colega ajuda a resolver a questão, evitando mostrar a resposta para os colegas
adversários e também ajudam-se a
memorizar onde estará a resposta correta
da questão a medida que forem virando o cartão com a resposta para então formar
pares;
- Será considerando a dupla vencedora que mais conseguir
pares de produtos notáveis.
Relatório
de Aplicação: Jogo da memória (Produtos Notáveis)
Data: 10/08/2012 Número
de alunos: 115
Turma: 7ª A, B, D, E Período: Matutino/Vespertino
Duração:
1
aula cada Turma (45 min) Organização: Grupo de 4 alunos
Por Danielle -
A sala foi dividida em grupos de máximo 4 integrantes, a qual uma dupla jogava
contra a outra. O procedimento foi o mesmo de um jogo da memória normal, as
cartas eram viradas, cada dupla teve a vez de virá-las e quando viradas as duas
jogadores poderiam resolver mentalmente ou com ajuda do caderno para assim
localizar a respostas mais rápido. No começo os alunos acharam um pouco
difícil, até porque o conteúdo de produtos notáveis para eles é complicado, mas
após separados os grupos nós começamos a explicar com mais detalhes, dando
ajuda de como eles poderiam localizar a respostas com mais facilidade. Como por
exemplo, se no cartão de perguntas for só com positivos as respostas com
certeza seria só positivas e quando tivesse negativo teria o negativo no meio
do cartão resposta. No final, as dúvidas que os estudantes tinham, com o jogo
da memória foi possível entende-las, onde podemos perceber 100% de
aproveitamento dos estudantes nesse conteúdo.
Considerações
da professora:
Produtos notáveis é um conteúdo complicado,
os estudantes conseguem compreender no momento da explicação, mas se
perguntarmos alguns dias depois possivelmente ninguém se lembrará de nada.
A atividade foi aplicada um mês depois de
termos visto o conteúdo em sala. Foi necessário rever as regras com todos os
grupos e apresentar algumas observações para que eles pudessem saber se os
pares estavam corretos ou não.
Alguns pares foram confeccionados iguais
mudando apenas o sinal, quadrado da soma e o quadrado da diferença, que
permitiu uma visualização das operações com sinais.
A atividade foi bem vista pelos estudantes, na turma da 7ª C eu apliquei
sozinha, pois no dia da visita de Danielle não tínhamos aula com esta turma.
Foi bom rever o conteúdo de uma maneira
diferente e divertida. Ao final da brincadeira foi possível perceber que eles
conseguiram identificar cada produto notável, tão complicado no momento de
simplificar frações algébricas.
Uhyuuuuuuuuuuuu
ResponderExcluirGOSTEI.VALEU ME AJUDOU COM O MEU TRABALHO
ResponderExcluirGOSTEI.VALEU ME AJUDOU COM O MEU TRABALHO
ResponderExcluirTOP
ResponderExcluirÓtima ideia! Obrigada!
ResponderExcluirgostei mto vou dar essa sugestão ao meu prof q queria colocar algo diferente nas aulas de matemática obg
ResponderExcluirTrivial
ResponderExcluirObrigado ajudou muitooooooo!!!!!!!
ResponderExcluir😃😃😃😃😃😃✌
Fico top
ResponderExcluir