Tabuleiro de Regra de Três




Área:
Matemática
Conteúdo:
Regra de três
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Danielle Paná Vergini
Ano:
2012


Material Instrucional: TABULEIRO DE REGRA DE TRÊS (material revisado)

Objetivos

  • Construir o conceito de grandezas;
  • Classificar em direta e inversamente proporcionais;
  • Fixar o algoritmo de resolução de regras de três simples
  • Calcular regra de três simples.

Materiais
·         Papelão;
·         Cartolina colorida;
·         Canetinha;
·         Papel contact.
Obs: As cores indicam os tipos de grandezas que o exercício aponta, e o papel contact embala o papelão para ser possível escrever com canetinha e apagar, utilizando-o em vários exercícios

Metodologia


Para construir o tabuleiro fixa-se a cartolina no papelão (o papelão serve para dar resistência), na cartolina colam-se quatro círculos com duas cores distintas, organizadas em colunas.
Acima das colunas deixa-se um espaço para que as grandezas sejam identificadas, grandeza 1 e grandeza 2. Entre as colunas ligar com caneta hidrocor os círculos dos extremos e dos meios, formando um “X”.
Traçar uma reta ao lado das colunas para que os alunos indiquem a proporção direta ou inversa. Depois finalizar com papel contact cobrindo toda a cartolina.
Na resolução dos problemas, os alunos irão ler, identificar as grandezas e anotá-las no tabuleiro, lembrando  que cada grandeza corresponde a uma cor. Após isso, irão escrever os dados referentes às grandezas.
As linhas concorrentes sempre serão para cálculo da regra de três simples, pois esta só possui duas grandezas relacionadas. Se as grandezas forem diretamente proporcionais, devemos manter os dados na mesma posição que se encontram nas colunas, no caso das grandezas serem inversamente proporcionais, devemos inverter a posição dos valores que se encontram na referida coluna.
Para montar a resolução do problema, basta que o aluno multiplique os valores dos extremos igualando-os a multiplicação dos valores dos meios, obtendo assim o valor da incógnita.

 






Relatório de Aplicação: Tabuleiro (Regra de Três)

Data: 24/08/2012                                                Número de alunos: 115
Turma:  A,B,D,E                                             Período: Matutino/Vespertino 
Duração: 1 aula cada Turma (45 min)               Organização: Duplas


Por Danielle - A turma dividida com um tabuleiro para dupla, a professora deu exemplos de como resolver os exercícios no tabuleiro, o qual o tabuleiro da professora era grande para visualização de todos estudantes. Após a explicação foi dado exercícios para os estudantes resolverem com o tabuleiro menor. Notamos que na montagem do problema foi de fácil entendimento, pois a relação do tabuleiro de como calcular já estava pronto. A dificuldade maior mesmo foi na interpretação dos problemas. Na aplicação, os estudantes adoraram a idéia desse tabuleiro para resolver regra de três, acharam divertido e fácil. Podemos dizer que conseguimos alcançar o objetivo de fixar melhor o conteúdo de Regras de três.

Considerações da Professora:
A utilização do tabuleiro de regra de três (revisado – ábaco de regra de três) foi uma ótima ideia para relembrarmos este conteúdo.
            O tabuleiro permite aos estudantes manipular o material e interagir com ele. A necessidade de completar os círculos com as grandezas que aparecem nos problemas chama à atenção para a organização de cada valor e assim ao calculo posterior.
Benefícios do tabuleiro:
ü  Visualização;
ü  Organização das grandezas e valores;
ü  Orientação de cálculos;
ü  Manipulação do material;
ü  Memorização da organização da regra de três.
 

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