Competição de Resolução de Expressão Numérica



Área:
Matemática
Conteúdo:
Expressão Numérica
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Danielle Paná Vergini
Ano:
2012



Material Instrucional: Competição de Resolução de Expressão Numérica

Objetivos
  • Criar e resolver expressões numéricas;
  • Rever as quatro operações;
  • Rever potenciação e radiciação;
  • Diagnosticar sequência de operações em expressões numéricas;
  • Trabalhar em grupo;
  • Socializar métodos de resoluções e estratégias.

Materiais
  • 10 Cartões de tamanho 10x8 cm vermelho;
  • 10 Cartões de tamanho 10x8 cm azul;
  • Quadro e canetão.

Metodologia
Separar a sala em duas equipes, cada equipe receberá 10 cartões (5 vermelhos e 5 azuis), na qual deverão criar 5 expressões numéricas e resolve-las.
As perguntas e respostas deverão estar em cartões diferentes, nos cartões azuis criar as expressões e nos cartões vermelhos as respostas.
Os cartões vermelhos deverão estar numerados na frente de 1 a 5 para uma equipe e de 6 a 10 para a outra. E no verso dos cartões azuis deverão conter as perguntas e no canto superior a numeração das respostas, como no exemplo a seguir:
 

Depois de criar e responder as expressões numéricas, o professor deverá recolher os cartões das duas equipes, embaralhar os cartões azuis e sobrepor numa mesa ao centro das duas equipes.
A equipe deverá eleger um representante para tirar par ou ímpar, a fim de saber quem começa a brincadeira.
5 integrantes do grupo devem participar, mas cabe ao professor decidir este item para não expor nenhum estudante.
Para iniciar a competição, 1 representante da equipe que iniciará deverá se apresentar na mesa central, escolher uma pergunta que poderá ser o que sua equipe criou ou da equipe adversária.
Depois deverá colocar a pergunta no quadro e responde-la a, equipe toda pode ajudar.
Não é permitida a manifestação da equipe que não estiver respondendo no quadro.
 Assim, uma vez de cada, as equipes deverão ir escolhendo e respondendo as perguntas no quadro.
A pontuação é 1 ponto para cada expressão respondida corretamente.
Ganha a equipe que responder mais expressões numéricas corretamente.






Relatório de Aplicação: Competição de Resolução Expressão Numérica

Data: 14/03/2012                                            Número de alunos: 53 alunos
Turma: 7ª D, E                                               Período: Vespertino 
Duração: 1 aula cada Turma (38 min)          Organização: 2 Equipes


Primeiramente foi dividida a turma em duas equipes, logo foi entregue 10 cartões onde os integrantes das equipes tiveram que criar Expressões Numéricas em 05 cartões e nos outros 05 colocaram a resposta de cada Expressão criada.
Com os cartões prontos e colocados no centro da sala, cada equipe escolheu um representando para tirar par ou impar a fim de iniciar a competição.
Um aluno de cada vez, alternando as equipes, retirava um cartão com a Expressão e seguia para o quadro resolver podendo solicitar a ajuda de seus colegas da equipe. Cada acerto valia um ponto e erro não ganhava.
Observando a competição dos Alunos notei a dificuldade na potenciação, alguns alunos ainda confundem como no exemplo: 3² = 3x2 = 6, aconteceu isso com uma aluna em uma das equipes e com certeza depois disso, ela nunca mais esquecerá que 3² = 3x3 = 9, pois ela ficou toda envergonhada por errar na frente de seus colegas. Na visão geral da competição, os alunos adoraram ter essa aula diferenciada, lúdica, influenciando um pouco mais o gostar da matemática.
Considerações da Professora:
Percebi na criação das expressões numéricas que algumas equipes se preocuparam em elaborar expressões maiores com diversas operações, outras copiaram do caderno para ter certeza que a resposta estava correta. E outras ainda, mas poucos, criaram expressões simples demais para a série que estão.
A brincadeira foi um sucesso, possibilitou momentos de conversas entre os estudantes sobre aplicação de conceitos matemáticos, seqüências de operações na resolução das expressões, regras e principalmente a potenciação.
Infelizmente ainda há muitos erros na potência, os estudantes confundem potência com multiplicação (entre os números), como no exemplo citado pela bolsista.
A partir dessa atividade irei providenciar planilhas com seqüências de potenciação para os estudantes responderem e estudarem, farei ditado igual ao da tabuada.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário