Plano de Trabalho

A Educação Matemática possui espaço de destaque na Universidade Regional de Blumenau, tanto na importância dos trabalhos que seus grupos de pesquisa desenvolvem, bem como nos ambientes especiais para o desenvolvimento, construção e aplicação de materiais instrucionais e práticos. São famosos os Laboratório de Matemática (1985), o Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática (NEEM-1996) e o Centro de Referência em Modelagem Matemática no Ensino (CREMM-2005). As atividades desenvolvidas por eles ultrapassam as fronteiras da Universidade e são reconhecidos na região de Blumenau e suas influências no ensino de matemática estão presentes, e percebidos, faz décadas. A promoção e divulgação de suas atividades é objetivo de todos os espaços citados.
Em particular, o plano de trabalho que se apresenta, será suportado tecnicamente pelo pelo NEEM e acompanhado pelo Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática. Visto que a instituição já faz parte do programa PIBID, e por não ser desejo se afastar dos objetivos originais é que se reforçam os mesmos: (1) Contribuir para a melhoria do ensino de matemática em escolas públicas da região de Blumenau; (2) Otimizar a ação pedagógica dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, no sentido de exercer uma prática docente de caráter inovador e interdisciplinar.
O método para alcançar estes objetivos será o de desenvolver, construir e distribuir laboratórios, em estrutura Minikit, às escolas partícipes do projeto (escolas-piloto), com materiais instrucionais para o ensino de matemática no Ensino Fundamental.
O conjunto de atividades a serem desenvolvidas divide-se em três grandes grupos, todos de igual importância, porém organizados em estágios. Este plano de trabalho abarcará três linhas, com os licenciandos divididos em grupos específicos para cada série, sendo a primeira: (i) o desenvolvimento do Minikit: esta atividade fará um reconhecimento dos conteúdos programáticos de matemática, trabalhados nas séries do Ensino Fundamental das escolas-piloto. Verificados quais os materiais já existentes e apontados os que ainda faltam será elaborada um checklist de itens que irão compor cada Minikit, além de projetar a quantidade destes para um bom atendimento das necessidades, guardada uma boa relação: alunos por Minikit, Minikits por série e Minikits por escola-piloto; (ii) a construção do Minikit: esta fase será a mais prática de todas, pois será um momento de aprendizado, pois nele as equipes irão realizar atividades com os demais grupos, com vistas a verificar o alcance, coerência e cientificidade de cada material componente do Minikit; (iii) a distribuição do Minikit: está será a fase mais dinâmica do projeto, pois envolverá diretamente alunos e professores das escolas-piloto, podendo assim ser possível verificar in loco, a funcionalidade do conjunto, verificar e corrigir possíveis falhas, além de reavaliar as proporções (quantidade) inicialmente calculadas.
A função do coordenador de área do subprojeto será o de acompanhar o projeto em todas as suas fases, sendo o interlocutor com os responsáveis institucionais do PIBID e com as escolas. Como docente, ele será o responsável técnico e científico das atividades desenvolvidas com os vinte licenciandos envolvidos. Seu apoio será fundamental para fundamentar cada material que comporá o Minikit em seu perfil histórico, visto que o mesmo representará um conteúdo matemático. Dará escopo técnico e científico, e organizará com os bolsistas a formulação do guia de instruções que acompanhará cada material, além de ser interlocutor direto com o Colegiado do Curso de Matemática. A avaliação dos bolsistas envolvidos será efetuada durante a execução do projeto com a participação do coordenador do subprojeto, representantes das escolas-piloto e por comissão específica designada pelo Colegiado do Curso de Matemática.

O NEEM, acreditando na viabilidade do projeto e por estar ciente da importância do trabalho pedagógico e científico que realizará com o mesmo, se lança como candidato a inserção no PIBID. A justificativa é apoiada pelo seu histórico, em seu sentido técnico e formativo, e pelas atividades mais diretamente vinculadas aos compromissos sociais da instituição em que está inserida. Inserção esta, que é foco central das preocupações, tanto na sua dimensão interna quanto externa em que tanto a instituição, em seu sentido lato, como o NEEM, em sentido stricto, já demonstraram possuir. Por último e não menos importante, pela importância do PIBID na valoração do licenciando é que o NEEM-FURB apresenta o Projeto Minikits

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