Jogo da memória de produtos notáveis


Área:
Matemática
Conteúdo:
Produtos Notáveis
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Danielle Paná Vergini
Ano:
2012



Material Instrucional: JOGO DA MEMÓRIA DE PRODUTOS NOTÁVEIS


Objetivos

  • Memorizar através do jogo a regra de aplicação dos produtos notáveis, quadrado da soma de dois termos e quadrado da diferença de dois termos.

Materiais

·         14 fichas questões feitas de papel cartão ou cartolina com papel contact;
·         14 fichas com as respostas de produtos notáveis
(ficha rosa são questões e ficha roxa respostas).

Metodologia

Número de jogadores: 2 a 4 pessoas;
Sequência do jogo: Virar as cartas que contém as questões para que todos vejam e a pessoa que começar escolhe uma questão para resolver em seguida tenta buscar nos cartões de resposta que estarão virados de maneira que não vejam, o colega ajuda a resolver a questão, evitando mostrar a resposta para os colegas adversários e também  ajudam-se a memorizar onde estará a  resposta correta da questão a medida que forem virando o cartão com a resposta para então formar  pares;
- Será considerando a dupla vencedora que mais conseguir pares de produtos notáveis.

 





Relatório de Aplicação: Jogo da memória (Produtos Notáveis)

Data: 10/08/2012                                            Número de alunos: 115
Turma: 7ª A, B, D, E                                       Período: Matutino/Vespertino 
Duração: 1 aula cada Turma (45 min)           Organização: Grupo de 4 alunos


Por Danielle - A sala foi dividida em grupos de máximo 4 integrantes, a qual uma dupla jogava contra a outra. O procedimento foi o mesmo de um jogo da memória normal, as cartas eram viradas, cada dupla teve a vez de virá-las e quando viradas as duas jogadores poderiam resolver mentalmente ou com ajuda do caderno para assim localizar a respostas mais rápido. No começo os alunos acharam um pouco difícil, até porque o conteúdo de produtos notáveis para eles é complicado, mas após separados os grupos nós começamos a explicar com mais detalhes, dando ajuda de como eles poderiam localizar a respostas com mais facilidade. Como por exemplo, se no cartão de perguntas for só com positivos as respostas com certeza seria só positivas e quando tivesse negativo teria o negativo no meio do cartão resposta. No final, as dúvidas que os estudantes tinham, com o jogo da memória foi possível entende-las, onde podemos perceber 100% de aproveitamento dos estudantes nesse conteúdo.

Considerações da professora:
Produtos notáveis é um conteúdo complicado, os estudantes conseguem compreender no momento da explicação, mas se perguntarmos alguns dias depois possivelmente ninguém se lembrará de nada.
A atividade foi aplicada um mês depois de termos visto o conteúdo em sala. Foi necessário rever as regras com todos os grupos e apresentar algumas observações para que eles pudessem saber se os pares estavam corretos ou não.
Alguns pares foram confeccionados iguais mudando apenas o sinal, quadrado da soma e o quadrado da diferença, que permitiu uma visualização das operações com sinais.
A atividade foi bem vista pelos  estudantes, na turma da 7ª C eu apliquei sozinha, pois no dia da visita de Danielle não tínhamos aula com esta turma.
Foi bom rever o conteúdo de uma maneira diferente e divertida. Ao final da brincadeira foi possível perceber que eles conseguiram identificar cada produto notável, tão complicado no momento de simplificar frações algébricas.
 

9 comentários: