Dominó de frações


Área:
Matemática
Conteúdo:
frações
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Ana Paula Poffo
Jéssica Sabel
Ano:
2012



Material Instrucional: Dominó de frações
Objetivos
  • Calcular operações com  frações;


Materiais
  • EVA, papel contato, tesoura, cola, régua, caneta.

Metodologia
            O jogo segue as regras do dominó tradicional, as pedras oferecem cálculos e respostas que devem ser colocadas na ordem correta, a pedra “branca” substituirá qualquer resultado ou operação.
A quantidade de jogadores pode ser: 2, 3 ou 4 alunos.
ü  Dois alunos: 7 pedras para cada, 14 pedras constituirão  o monte, podendo começar com qualquer pedra e quando não tiver o resultado tem que comprar no monte.
ü  Três alunos: 7 pedras para cada um, 7 pedras no monte.
ü  Quatro alunos: 7 pedras para cada um. No jogo com quatro alunos não teremos o monte, aquele que não obter o resultado para jogar passa a vez para o próximo. O ganhador é quem terminar todas as pedras primeiras ou estiver com o menor número na mão e para saber deve-se resolver a divisão ou a multiplicação e somar os resultados. 






Relatório de Aplicação: Torre de Hanói e Dominó de Frações
    
Data: 20/03/2012                                          Número de alunos:30 alunos
Turma: 7ª C                                                  Período: Matutino
Duração: 45min                                           Organização: grupos de quatro alunos       

   
Por Ana Paula Poffo - No dia 20 de março de 2012, foi primeiro dia que visitei EEB Zenaide Schmitt Costa deste ano.  Ao chegar Jéssica e eu encontramos a Professora Josiane, conversamos sobre o que seria aplicado aos alunos, que neste ano são da 7ª série, também falamos sobre a Prova Brasil. Recebemos um livro das “Matrizes Referência da Prova Brasil” e uma “Cartilha da Prova Brasil”. Depois disto pesquisamos um simulado da Prova Brasil e selecionamos questões do “Bloco de Matemática” para aplicarmos com os alunos da 7ª série e avaliarmos quais as dificuldades encontradas.
Como o combinado, aplicamos duas atividades “Dominó de Frações” e “Torre de Hanói”. Os alunos gostaram das atividades e se envolveram bastante, apesar de algumas dificuldades no “Dominó de Frações” na realização das operações. Depois que concluímos a visita a escola fomos embora.


Por Jéssica Sabel -  No dia 20 de março 2012 eu e Ana voltamos na escola Zenaide para iniciar novas atividades. Nas primeiras aulas começamos a ler alguns materiais sobre a prova Brasil, e retirar da prova, da edição anterior as questões que os alunos conseguiriam resolver nas 7 séries.
Na última aula fomos na 7série C e aplicamos a torre de Hanói e um dominó de divisão de fração. Os alunos se dividiram em grupos e alguns jogaram a torre e alguns o dominó depois eles trocaram.
Ao passar nos grupos percebemos algumas dúvidas de regras de sinais e resultados, alguns alunos estavam bem entretidos nos jogos outros nem tanto mas tentaram jogar, outros achavam difícil a torre, para outros relembramos a divisão de fração.Percebemos que tinha bastante barulho em sala mas achamos normal por estar trabalhando com jogos.    

Considerações da Professora:
            Neste dia as bolsistas se dedicaram a organizar o simulado da prova Brasil, estudaram as matrizes de referencia do PDE – Prova Brasil e navegaram no site do MEC para descobrirem dados importantes sobre esta avaliação nacional, que resultou no download de uma prova modelo disponível no site.
Na última aula do período matutino elas me acompanharam na sala da 7ª série C, e aplicaram a torre de Hanói do NEEM, e o dominó de frações elaborado por Ana.
No momento da aplicação a turma estava agitada, era a última aula dia, o que preocupou um pouco as bolsistas. Percebi que elas se irritaram um pouco com o barulho e pontuei algumas questões que estavam acorrendo no momento e que elas deveriam considerar;
ü  O barulho e a conversa também faz parte da escola e da aula;
ü  Última aula do período;
ü  Os estudantes estavam numa situação diferente da aula, em grupos, o que gera conversa;
ü  Jogos em grupos sempre geram conversa, se não tem barulho significa que não estão jogando, além do mais, quando estamos numa situação de jogo o mais divertido é rir do amigo que não acertou a jogada ou rir de si mesmo quando consegue.
Neste dia não consegui ficar atenta aos estudantes, minha atenção foi toda para as bolsistas.
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário