Operações com Polinômios


Área:
Matemática
Conteúdo:
Polinômios
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Ana Paula Poffo
Ano:
2012



Material Instrucional:


Objetivos
  • Compreender operações com polinômios;
  • Realizar operações com polinômios na forma algébrica e geométrica.

Materiais
  • Caderno;
  • Lápis de cor azul e vermelha;
  • Papel cartão vermelho e azul;
  • Tesoura;
  • Régua.

Metodologia
O professor deve fazer uma introdução sobre polinômios, explicar as operações, primeiro na forma geométrica e depois na forma algébrica.
Primeiramente cada aluno deverá fazer 20 quadrados vermelhos e 20 azuis com lado 4 cm; 20 quadrados vermelhos e 20 azuis com lado 2 cm; 15 retângulos vermelhos e 20 azuis com lados 4 cm e 2 cm. Os quadrados maiores representam o x², os quadrados menores representam o y² e os retângulos representam xy. A cor azul representa valores positivos e a cor vermelha valores negativos.
 Por exemplo, dois quadrados vermelhos de x² com dois quadrados azuis de x², resulta em zero quadrados de x². Logo cada quadrado ou retângulo vermelho elimina um azul e/ou vise e versa.
 







Relatório de Aplicação: OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS

Data: 30/03/2012                                           Número de alunos: 53 alunos
Turma: 7ª D, E                                              Período: Vespertino 
Duração: 1 aula cada Turma (38 min)          Organização: Duplas

Primeiramente a professora Josiane explicou como funciona o material fazendo um exemplo no quadro onde havia quadrados e retângulos azuis e vermelhos. Os azuis representavam os termos positivos e os vermelhos os termos negativos.
Os quadrados grandes eram representados por “a²”, os quadrados pequenos valiam “b²” e os retângulos iguais a “a.b” respeitando as respectivas cores.
Passamos dois exercícios para os alunos resolverem em dupla, entregamos um material para cada grupo e papel A4 onde teriam que fazer na folha o desenho (resposta) obtido. Os estudantes usaram canetas e lápis de cor azul e vermelho para simbolizar os positivos e os negativos.
 Na resolução percebemos que muitos alunos entenderam com facilidade, pois as mesmas figuras com cores diferentes cancelavam-se e isso ajudou bastante para um melhor entendimento na resolução de exercícios de adição e subtração de polinômios e assim os alunos assimilaram as cores com os sinais sendo uma aula diferenciada e produtiva.

Considerações da Professora:
Percebi que alguns estudantes compreenderam melhor o assunto, principalmente a mudança de sinal na subtração. Os estudantes que possuem deficiências cognitivas desenvolveram muito bem a atividade, até com mais facilidades que os demais.
Acredito que a maioria compreendeu as propriedades aplicadas como cancelamento e soma de termos semelhantes.
Penso que devo aplicar este material novamente em outros momentos do ano letivo.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário