Texto Informativo: Adolescência ,Sexualidade e Gravidez


Área:
Matemática
Conteúdo:
Interpretação de texto, cálculos, porcentagem
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Ana Paula Poffo
Jéssica Sabel
Ano:
2012



Material Instrucional: Texto informativo
Objetivos
  • Ler
  • Interpretar
  • Calcular

Materiais
Sites informativos:

Metodologia

Entregar o texto informativo para cada estudante, e deixá-lo responder sem interferências do professor. Depois de respondido analisar os erros e corrigir coletivamente.

ADOLESCÊNCIA ,SEXUALIDADE E GRAVIDEZ
A adolescência chega e muitas vezes com ela as primeiras experiências sexuais. Quando o adolescente, seja ele rapaz ou moça inicia a sua vida sexual, raramente ele se prepara antes. A adolescente apaixonada, num momento de paixão desenfreada esquece do mundo, e também esquece que o ato de iniciar a sua vida sexual implica em responsabilidades sérias, que caso não sejam pensadas podem trazer ao mundo uma nova vida. Será que então ela estará preparada para ser mãe? E o rapaz vai querer assumir a paternidade da criança?
De quem é a “culpa”? Dos pais que não orientaram? Da irresponsabilidade dos adolescentes, que julgam saber tudo e não aceitam opiniões para nada? Pois é, neste momento ninguém tem resposta para nada não é mesmo? A vida de uma adolescente muda radicalmente depois que engravida, seu corpo muda, seus hábitos se alteram, suas responsabilidades aumentam, sua saúde tem de ser observada com cuidado.
Gravidez na adolescência pode implicar em muitos problemas para a menina, como por exemplo, risco de parto prematuro, anemia, hipertensão, diabetes gestacional e outros. Muitas meninas acabam em hospitais devido a complicações de abortos clandestinos.
Estatísticas mostram que no Brasil 70% dos jovens iniciam a sua vida sexual antes dos 17 anos, e 17,7% das meninas tiveram seu primeiro filho entre 15 e 19 anos.
De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência. O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos e filhas de mães adolescentes.
           
Dados:  População de mulheres de 15 a 19 anos no Brasil, 2010 --- 8.432.002
             População de mulheres de 15 a 19 anos em Santa Catarina, 2010 ---269.017
             População de mulheres de 15 a 19 anos em Gaspar, 2010 ---2.647 pessoas.


Referências bibliográficas

ATIVIDADES REFERENTE AO TEXTO: Adolescência, sexualidade e gravidez.

1)  O que o autor do texto quis transmitir com a frase: “A adolescente apaixonada, num momento de paixão desenfreada esquece do mundo...”?
2)  Quais são os problemas de saúde que pode gerar uma gravidez na adolescência?
3)  Quantas jovens Brasileiras tiveram pelo menos um filho entre 15 e 19 anos?
4)  Quantas jovens catarinenses tiveram pelo menos um filho entre 15 e 19 anos?
5)  Quantas jovens Gasparenses tiveram pelo menos um filho entre 15 e 19 anos?
6)  Na sua sala de aula há quantos estudantes? Destes, quantos provavelmente iniciarão sua vida sexual antes dos 17 anos?
7)  Qual a porcentagem de estudantes que terminam o ensino fundamental e o médio?
8) Que tipo de referência bibliográfica foi utilizada para compor o texto, livros, enciclopédias, sites periódicos (jornal, revista)...?

Um comentário:

  1. a gravidez na adolescencia é muito sério prejudica muito as vidas dessas jovens e simlismente os garotos nao vao querer assumir seu filho(a) e a menina que ira que sustentar seu filho(a) sózinha vai ser tipo uma criança cuidando da outro isso é muito sério.

    ResponderExcluir