Ação Prevista

  1. Seleção dos alunos bolsistas (graduandos de Licenciatura em Matemática) e criação de três grupos de trabalho, um para cada escola.
  2. Reunião com a direção das escolas parceiras e os supervisores indicados, com a presença dos acadêmicos (bolsistas) e coordenador do subprojeto, para apresentação do Programa PIBID, do projeto Minikits seus objetivos, metodologia e plano de atividades e discussão da operacionalização do mesmo no ambiente escolar.
  3. Introdução dos graduandos (bolsistas) nas Instituições de Ensino definidas como parceiras buscando propiciar a estes oportunidades de conhecer o ambiente escolar, da infra-estrutura disponível, do projeto político pedagógico e da dinâmica administrativa e pedagógica da escola, familiarizando com o seu, futuro, cotidiano profissional.
  4. Introdução dos acadêmicos, bolsistas deste projeto, na comunidade escolar, para conhecimento das características sócio-econômicas e ambientais da região onde se localiza a escola e o perfil dos alunos, capacitando-os para a futura pratica docente
  5. Estudo em grupo (licenciando, bolsistas do presente projeto, supervisor indicado pela instituição escolar e coordenador do subprojeto) para elaborar as atividades pedagógicas e/ou a confecção de materiais instrucionais,  a serem desenvolvidas para suplementar ou implementar metodologias de ensino para ensino de  álgebra e geometria para compor os  minikits.
  6. Discussão e planejamento das atividades e dos materiais dos minikits  com o professor supervisor da escola básica.
  7. Estabelecimento de horário de monitoria para a utilização dos materiais dos minikits,  em contra turno do turno regular, para apoio pedagógico aos alunos, como reforço dos conteúdos desenvolvidos pelo professor nas aulas de matemática.
  8. Participação dos alunos do curso de Matemática, bolsistas neste projeto nas reuniões de pais, de planejamento pedagógico e conselho de classe.
  9. Estabelecimento de reuniões mensais entre os bolsistas deste projeto, supervisores e coordenador para avaliação do andamento do projeto.
  10. Acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos da Instituição de Ensino beneficiadas pelo Programa PIBID através da comparação das notas obtidas nas disciplinas e os resultados do IDEB.
  11. Realização de seminário a cada final de semestre para socialização dos resultados obtidos e reavaliação das ações e atividades previstas no subprojeto.
  12. Os acadêmicos bolsistas do projeto participarão de eventos Institucionais (Seminário das Licenciaturas e Semana da Matemática) socializando as suas experiências através de apresentação de poster ou comunicação oral.
  13. Elaboração de texto científico para divulgação e apresentação dos resultados em eventos como: MIPE e Encontro Nacional do Programa PIBID.
  14. Elaboração de relatório anual e respectiva socialização e disponibilização para a comunidade escolar.