Tabuada do Banqueiro


Área:
Matemática
Conteúdo:
tabuada
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Dallana Fischer
Ano:
2012



Material Instrucional: Tabuada DO BANQUEIRO

Objetivos
  • Memorizar a tabuada;
  • Socializar métodos de memorização;
  • Socializar técnicas para lembrar a resposta correta da tabuada;
  • Interação entre os estudantes.

Materiais
  • 1 dado;
  • 1 conjunto de canudos para cada participante;
  • papel para registro dos pontos;
  • 1 folha com as tabuadas de 4 há 9.

Metodologia
Os grupos são formados entre 4 e 6 estudantes. Cada grupo elege um banqueiro.
O banqueiro distribui 10 ou mais canudos para cada participante e fica com a maior quantidade, 20 canudos.
Antes de iniciar define-se o número de rodadas (a combinar).
Para determinar o inicio do jogo cada participante joga o dado, começa quem obtiver o número maior.
O banqueiro possui uma folha com tabuadas de 4 a 9 para assinalar as perguntas que já foram feitas.
Cada participante joga o dado para definir qual tabuada deverá responder. O dado poderá ser confeccionado com os números do 4 ao 9, ou, se utilizar o dado comum os números 1,2 e 3 correspondem ao 7,8 e 9. Para cada multiplicação que não souber,  o participante paga um canudo ao banqueiro, e para cada ponto acertado ele recebe um canudo do banqueiro.
O banqueiro seleciona a pergunta na tabela de acordo com o número correspondente ao dado, devendo assinalar de vermelho as multiplicações respondidas errado e azuis as corretas. Esse registro servirá de diagnóstico para o professor.
Se algum jogador não tiver canudos suficientes para efetuar seu pagamento  em alguma rodada, sai do jogo. O banqueiro sempre terá canudos em quantidade suficiente para não quebrar.
Ganha o jogo quem tiver o maior número de canudos ao final da partida. 





Relatório de Aplicação: TABUADA DO BANQUEIRO

Data: 23/04/2012                                        Número de alunos: 12O
Turma: 7ª A,C,D e E                                  Período: Matutino e Vespertino
Duração: 45 min.                                       Organização: grupos de 4 a 6 estudantes    

Por Dalana Fischer: Os alunos estavam empolgados para começar o jogo. Todas as regras foram explicadas, e em seguida eles começaram a se divertir. Todos estavam interagindo muito bem.
A ideia de dar canudos coloridos foi muito bem aceita por eles. Até tiraram par ou ímpar para ver com quem iria ficar os canudos de cores rosa, azul e amarelo. No decorrer do jogo, ao passar de grupo em grupo, pude perceber que as tabuadas de 7 e 8 foram as mais difíceis para eles.
Apenas um grupo, de todas as turmas, conseguiu terminar o jogo em uma aula. Os outros não chegaram ao fim de todas as tabuadas. Com o jogo eles perceberam que não sabem todas as tabuadas, e puderam estudar brincando.

Considerações da Professora:
            Esta foi a primeira atividade aplicada da Dalana em sala, antes disso ela tinha apenas visitado a escola para conhecer suas dependências e os estudantes que participam do programa, no qual se apresentou bastante tímida.
No entanto, neste dia, percebi-a bem a vontade com as crianças, conversou, explicou, permanecendo junto dos grupos a aula toda.
Os estudantes gostaram muito da atividade, apresentando erros nas tabuadas acima de 6.




Nenhum comentário:

Postar um comentário