Paródia


Área:
Matemática
Conteúdo:
Produtos Notáveis
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Danielle Paná Vergini
Ano:
2012



Material Instrucional: Paródia

Objetivos

  • Incentivar o aprendizado através da música;
  • Memorizar as regras de produtos notáveis – quadrado da soma de dois termos, quadrado da diferença de dois termos e produto da soma pela diferença de dois termos.

Materiais

·         Ritmo de uma música
·         Regras do conteúdo (como letra da paródia)
·         Som (CD ou pendrive) .
·         Letra da música impressa


Metodologia

Entregar a letra da música aos alunos  e colocar a música para tocar, a fim de que os alunos cantem junto com o som:

Produtos Notáveis pra dentro da cabeça (4x)
O quadrado da soma...  é igual ao quadrado do primeiro...  mais duas vezes o produto... do primeiro pelo segundo... mais o quadrado do segundo ... é isso aí pode crer ... pra mim e pra você...ie ie ie...
Produtos Notáveis pra dentro da cabeça (4x)
O quadrado da diferença...  é igual ao quadrado primeiro... menos duas vezes o produto ...do primeiro pelo segundo... Mais o quadrado do segundo... É isso aí pode crer... pra mim e pra você... ie ie ieeee...

Produtos Notáveis pra dentro da cabeça (4x)
O produto da soma pela diferença é igual ao quadrado do primeiro... menos  o quadrado do segundo.... iô iô iô iô  iô... iô....é isso aí pode crer pra mim e pra você....ie ie ie ieee...

Produtos Notáveis pra dentro da cabeça (4x)


Após os alunos cantarem a música, organizar grupos e solicitar que eles adequem a letra para outro ritmo que gostem.





Relatório de Aplicação: Paródia (Produtos Notáveis)

Data: 22/06/2012                                         Número de alunos: 140
Turma:                                                    Período: matutino e vespertino 
Duração: 1 aula cada Turma (38 min)       Organização: grupos de 4 a 5 estudantes


Por Danielle Paná Vergini : Para uma melhor fixação no conteúdo de Produtos Notáveis, na visita mostramos para os alunos em sala com o som a paródia com letra das regras do conteúdo, foi entregue para cada aluno a letra da música para acompanhar. Os alunos gostaram bastante e com isso foi proposto para eles produzirem também uma paródia com a letra.
Em uma das turmas a professora pediu para trazer na próxima aula e na outra deu tempo dos alunos apresentarem suas paródias, foi levado o microfone pra sala e dois grupos apresentaram, foi bem contagiante os alunos mostraram-se  empolgados e com  capacidade surpreendente.

Considerações da professora
A ideia da música foi bem interessante, de inicio os estudantes não gostaram muito porque o ritmo era reggae, que não é a preferência musical deles. Entretanto, depois que solicitamos que eles se organizassem em grupos e escolhessem um ritmo de preferência deles, os ânimos mudaram.
Logo se interessaram e criaram suas próprias versões, utilizando a mesma letra já que era a regra de aplicação dos produtos notáveis.
A utilização do microfone e da caixa de som também foi muito válida, se transformaram em verdadeiros grupos musicais. Nas aulas seguintes, ainda cantavam a música para resolver as atividades.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário