Tangram


Área:
Matemática
Conteúdo:
Tangram
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
6º ano
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Anelise Hodecker
Bianca Cecon
Ano:
2012



Material Instrucional: Tangram

Objetivos

Nesse projeto pretende-se trabalhar a comparação, identificação, descrição, classificação e desenhos de formas geométricas planas, desenvolvendo o raciocínio lógico e geométrico: habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras do aluno.

Materiais
  • Folha de papel A4;
  • Tesoura;  
  • Régua;
  • Lápis de cor;
  • Lápis de escrever.

Metodologia

Inicialmente cada aluno deve receber uma folha A4 branca, juntamente com uma régua e uma tesoura. A partir desse momento monitorar o início das dobraduras da folha para a criação do tangram, sendo assim devem ser realizados os seguintes processos descritos abaixo:

·         Primeiro passo: com uma folha de papel A4, se obtém um quadrado através das seguintes dobras e recorte.


·         Segundo passo: dobra-se o quadrado ao meio e recorta-o de modo a obter dois triângulos (A e B).

·         Terceiro passo: dobra-se o triângulo A no meio para obter dois triângulos mais pequenos (1 e 2).

·         Quarto passo: dobra-se o triangulo B ao meio, em seguida abre-se novamente o triângulo e dobra-se o vértice oposto, para obter o triangulo 3.

·         Quinto passo: dobra-se o trapézio ao meio, a seguir dobrar uma das partes e recortar  de modo ao obter o triângulo 4 e o quadrado 5.
·         Sexto passo: dobra-se o trapézio e recorta-o para obter o triangulo 6 e o paralelogramo 7.
No fim da construção das peças do tangram, os alunos devem ser orientados a montar novamente o quadrado inicial, utilizando as sete peças resultantes dos processos realizados, obtendo o seguinte resultado:
            Após a observação do quadrado montado com as peças do tangram, propor aos alunos que pintem cada uma de suas peças (os dois lados) com cores diferentes. A partir daí mostrar aos alunos algumas figuras que podem ser formadas, pedindo que tentem montar novas e desenhar no caderno o esboço de três delas.





Área:
Matemática
Conteúdo:
Tangram
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
6º ano
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Anelise Hodecker
Bianca Cecon
Ano:
2012


Relatório de Aplicação: Tangram

Data: 17/09/2012       Duração: 1 aula                    Número de alunos: 31
Turma: 6º ano           Período: Matutino                 Organização: Individual

Inicialmente foi realizada a apresentação das bolsistas, e foi apresentado o projeto que seria realizado no decorrer da aula, e que se daria continuidade desse projeto nas próximas aulas de Matemática.
Na primeira etapa do projeto foi apresentado aos alunos um cartaz contendo a forma inicial do tangram e cinco possibilidades de figuras formadas pelo mesmo. Foi falado sobre o tangram que é um quebra-cabeça chinês que o tangram pode formar mais de 1700 figuras de diferentes formas, entre elas animais, letras, símbolos, plantas, pessoas, entre outras.
Na segunda etapa foi proposto que individualmente cada um dos alunos construísse seu próprio tangram, seguindo as orientações que foram dadas pelas monitoras.
No decorrer da aula os alunos seguiram as orientações dadas pelas monitoras e conforme foi proposto cada aluno construiu seu próprio tangram. Ao término da etapa de construção do tangram os alunos montaram a matriz do tangram que é um quadrado.
Quando todos os alunos conseguiram formar a matriz do tangram, foi recomendado que cada um pintasse suas peças do tangram (em ambos os lados), cada peça com uma cor diferente.
De acordo com as cinco possibilidades apresentadas, solicitar que os alunos montassem outras figuras e registrassem no mínimo três no caderno.
A professora dará continuidade ao projeto nas próximas aulas de matemática.
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário