Círculo trigonométrico



Área:
Matemática
Conteúdo:
trigonometria
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
3ª Série
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Roberta Tachini
Ano:
2011



Material Instrucional: Círculo trigonométrico

Objetivos

·         Reconhecer a definição das leis seno e cosseno;
·         Compreender a convencionalidade do círculo trigonométrico;
·         Facilitar a interpretação e o entendimento do assunto;
·         Auxiliar na resolução de atividades sem a necessidade do uso de calculadoras.

Materiais necessários:
- Cartolina;
- Papel milimetrado;
- Compasso;
- Transferidor;
- Tesoura;
- Percevejos.

Metodologia
Entregar ao aluno um círculo trigonométrico de raio unitário em papel milimetrado. Solicitar que o aluno, auxiliado pela professora, divida o círculo em ângulos de 10 graus. Nos eixos referente aos valores Seno e Cosseno, pedir que os alunos coloquem a graduação, de 0 a 1cm.  A seguir serão estudados os conceitos de seno e cosseno.
Será entregue aos alunos uma tabela com alguns ângulos para que eles preencham com os valores encontrados no círculo trigonométrico.
Após essa primeira compreensão, os alunos serão orientados a construírem o eixo das tangentes e acrescentarem esses novos valores na tabela iniciada anteriormente.







Área:
Matemática
Conteúdo:
Trigonometria
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
2ª e 3ª Séries
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Roberta Tachini
Ano:
2011



Relatório de Aplicação: Círculo trigonométrico

Data: 16/11/2011       Duração: 3 aulas                   Número de alunos: 40
Turma: 3ª01 e 2ª02   Período: Noturno                  Organização: Individual


Foram entregues aos aluno um círculo trigonométrico de raio unitário em papel milimetrado, já montado com uma flecha de cartolina para indicar os ângulos, presa com um percevejo no centro. Foi solicitado que o aluno, auxiliado pela professora, dividisse o círculo em ângulos de 10 graus. Nos eixos referente aos valores Seno e Cosseno, foi orientado que os alunos colocassem a graduação, de 0 a 1cm.  A seguir foram estudados os conceitos de seno e cosseno.
Foi entregue aos alunos uma tabela com alguns ângulos para que eles preenchessem com os valores encontrados no círculo trigonométrico.
Após essa primeira compreensão, os alunos foram orientados a construírem o eixo das tangentes e acrescentarem esses novos valores na tabela iniciada anteriormente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário