Dominó

Área:
Matemática
Conteúdo:
Logaritmo
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
1ª Série
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Roberta Tachini
Ano:
2011


Material Instrucional: Dominó

Objetivos

·         Reconhecer as propriedades operatórias dos logaritmos;
·         Compreender as conseqüências da definição de logaritmos;
·         Proporcionar a competição, que garante dinamismo, movimento e interesse;
·         Contribuir para o desenvolvimento social e as relações interpessoais;

Metodologia

Formam-se grupos de 4 alunos e cada grupo monta um jogo utilizando as conseqüências da definição (que são 5) e mais duas que envolvem a base 10 e o logaritmo neperiano, formando assim 7 valores para adequar ao jogo.
Serão entregues a cada grupo um texto com orientações e o esquema para a construção dos dominós.
Materiais necessários:
- Papel cartão, folhas A4 com as peças previamente impressas, tesoura e cola.


Construção do jogo

As peças são entregues sem estarem preenchidas para que os alunos façam a construção do dominó.
Assim que finalizada a construção, são formadas as chave da competição, através de sorteio, e decidem qual será a premiação para a dupla vencedora.
Começa-se os jogos em duplas ou individuais, em fases eliminatórias.

Instruções do Jogo
Jogando em dupla: 4 jogadores (2 x 2)
Cada jogador recebe 7 peças

Jogando individualmente:
Cada jogador recebe 7 peças, e 14 peças ficam para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez.

Objetivo do jogo:
            É baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual). O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar as peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm a mesmo definição e não existem mais peças com o mesmo valor na mão dos jogadores.
            Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos peças na mão ganha.
            Quando o jogo acabar normalmente, o jogador que colocou sua última peça, ganha o número de pontos correspondente ao número de peças do adversário.

Esquema:
            Observar que, no momento de escrever, em 4 pecas deverá colocar a definição (A) e nas outras 4 um exemplo da definição (AR).



AR
A

BR
B

CR
C








AR
B

BR
C

CR
DR








AR
C

BR
D

CR
ER








AR
D

BR
E

CR
F








A
E

B
F

C
G








A
F

B
G

ER
E








A
G

DR
ER

DR
FR








DR
D

ER
FR

FR
F








D
GR

E
GR

FR
GR








GR
G








Área:
Matemática
Conteúdo:
Logaritmo
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
1ª Série
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Roberta Tachini
Ano:
2011



Relatório de Aplicação: Dominó


Data: 20/10/2011       Duração: 2 aulas                   Número de alunos: 20
Turma: 1ª 02                         Período: Noturno                  Organização: 5 grupos de 4 alunos


Os alunos se juntaram em grupos de 4 alunos e receberam um texto com orientações e o esquema para a construção dos dominós. O preenchimento do dominó deveria ser baseado nas conseqüências das definições de logaritmos, conforme trabalhado em sala.
Após preencherem o esquema, receberam as peças do dominó em branco para preencherem conforme o esquema.
Algumas dificuldades surgiram, pois os alunos precisavam de instrução a todo o momento, talvez por que não têm costume de construir materiais, geralmente recebem tudo pronto.
Os alunos foram auxiliados pela professora e pela bolsista para o correto preenchimento das peças.
Como um dos objetivos da atividade era o de construírem o dominó e, assim, proporcionar maior assimilação, a aplicação da atividade foi satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário