Construção e Utilização de um Caleidociclo


Área:
Matemática
Conteúdo:
Geometria Analitica
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
3ª Série
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Carla e Julio
Ano:
2012


Material Instrucional: Construção e Utilização de um Caleidociclo


Objetivos

  • Despertar, compreender e utilizar o pensamento geométrico (geometria analítica) que leve ao aluno a resolver situações-problema de localização, deslocamento, reconhecendo as noções de direção e sentido, de ângulo, de paralelismo, de perpendicularismo elementos fundamentais para a constituição de sistema de coordenadas cartesianas.
  • Compreender fundamentos, aplicações e procedimentos da Geometria Analítica;
  • Identificar e abordar situações passíveis de serem tratadas pela Geometria Analítica;
·         Reconhecer em quais áreas é aplicado, que facilitem sua compreensão com relação à interpretação e resolução de problemas.
·         O trabalho tem como objetivo Propiciar/desenvolver, além dos conhecimentos matemáticos, o espírito de trabalho em equipe.

Introdução
           
A aula busca proporcionar a compreensão dos estudantes ao relacionarem a utilização prática da geometria analítica e a fixação desses conceitos. Através da utilização de uma malha de um caleidociclo pode-se traçar um eixo cartesiano e, com uma das retas, encontrar a equação da mesma. Dessa forma, fazer com que o aluno perceba a necessidade de explorar a aplicabilidade dos conceitos mostrando que a Matemática não se resume à aplicação de fórmulas e resolução de algoritmos.
Diante da preocupação de que o ensino de da geometria analítica tem sido, em geral, tratado de modo teórico e os educandos podem não compreender de que forma aplicar os conhecimentos adquiridos, elaboramos um trabalho destinado a demonstrar uma maneira envolvente - em forma de aplicações - de utilizar estes conhecimentos. Pretendendo demonstrar os conceitos da geometria analítica via utilização de uma malha de um caleidociclo, a partir de um trabalho colaborativo dos educandos.

Materiais
  • Malha de um caleidociclo;
  • Malha de um caleidociclo em papel quadriculado;     
  • Tesoura, cola, lápis de cor e régua.     


Metodologia
           
No 1º momento será entregue para cada um dos alunos uma malha de um caleidocicl. Solicitar que os alunos pintem a malha, recortem de acordo com as instruções, façam as dobraduras corretamente para, em seguida montaram seu caleidociclo.
Em um 2º momento, os alunos devem receber uma cópia de uma malha de um caleidociclo feita em papel quadriculado, para traçarem um eixo cartesiano. Definir dois pontos de cada reta para encontrarem a equação de cada reta
No final da atividade os alunos devem ser incentivados a descobrir outras equações de outras retas na malha, com isso se pretende que os alunos percebam a aplicabilidade da Matemática em varias atividades que os cercam em seu cotidiano.

Avaliação

Na avaliação do conteúdo, será levado em consideração a participação e interesse dos alunos pelo assunto, destacando a contribuição de eventuais alunos na elaboração de conceitos, bem como, o desenvolvimento no momento da resolução dos exercícios.



Área:
Matemática
Conteúdo:
Geometria Analitica
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
3ª Série
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Carla e Julio
Ano:
2012


Relatório de Aplicação: Construção e Utilização de um Caleidociclo

Datas: 13 e 27/04/2012         Duração: 4 aulas                   Número de alunos: 21
Turma: 3ª 02                                     Período: Noturno                  Organização: Em dupla



No primeiro dia da aplicação da atividade, os alunos receberam a malha do caleidociclo e, através de monitoria, pintaram, recortaram, dobraram e montaram cada um o seu. Observaram a montagem do planificado para o espaço.
No segundo dia da aplicação receberam a malha do caleidociclo numa folha de papel quadriculado. Foi proposto que traçassem o eixo cartesiano, escolhessem uma reta, encontrassem dois pontos localizados nos eixos e calculassem a equação da reta. Assim, sucessivamente, até encontrar as equações de todas.  Como alguns alunos apresentam algumas dificuldades, incentivamos os alunos que entenderam melhor a auxiliar os demais, propiciando e estimulando, além dos conhecimentos matemáticos, o espírito de trabalho em equipe.
Os alunos gostaram muito dos dois momentos da atividade, pois sendo formandos, quase não desenvolvem atividades envolvendo material concreto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário