TABULEIRO DE REGRA DE TRÊS


Área:
Matemática
Conteúdo:
Regra de três
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsistas:
Danielle Paná Vergini
Ano:
2012



Material Instrucional: TABULEIRO DE REGRA DE TRÊS

Objetivos

  • Construir o conceito de grandezas;
  • Classificar em direta e inversamente proporcionais;
  • Fixar o algoritmo de resolução de regras de três simples
  • Calcular regra de três simples.

Materiais
·         Papelão;
·         Cartolina colorida;
·         Canetinha;
·         Papel contact.
Obs: As cores indicam os tipos de grandezas que o exercício aponta, e o papel contact embala o papelão para ser possível escrever com canetinha e apagar, utilizando-o em vários exercícios

Metodologia


Para construir o tabuleiro fixa-se a cartolina no papelão (o papelão serve para dar resistência), na cartolina colam-se quatro círculos com duas cores distintas, organizadas em colunas.
Acima das colunas deixa-se um espaço para que as grandezas sejam identificadas, grandeza 1 e grandeza 2. Entre as colunas ligar com caneta hidrocor os círculos dos extremos e dos meios, formando um “X”.
Traçar uma reta ao lado das colunas para que os alunos indiquem a proporção direta ou inversa. Depois finalizar com papel contact cobrindo toda a cartolina.
Na resolução dos problemas, os alunos irão ler, identificar as grandezas e anotá-las no tabuleiro, lembrando  que cada grandeza corresponde a uma cor. Após isso, irão escrever os dados referentes às grandezas.
As linhas concorrentes sempre serão para cálculo da regra de três simples, pois esta só possui duas grandezas relacionadas. Se as grandezas forem diretamente proporcionais, devemos manter os dados na mesma posição que se encontram nas colunas, no caso das grandezas serem inversamente proporcionais, devemos inverter a posição dos valores que se encontram na referida coluna.
Para montar a resolução do problema, basta que o aluno multiplique os valores dos extremos igualando-os a multiplicação dos valores dos meios, obtendo assim o valor da incógnita.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário