JOGO FECHE E CAIXA


Área:
Matemática
Conteúdo:
Combinação numérica e operações
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsista:
Dalana Fischer
Ano:
2012


Material Instrucional: JOGO FECHE E CAIXA

O jogo foi aplicado online no site da revista escola no dia 14/11/12. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa428064.shtml>

Objetivos
  • Raciocínio lógico;
  • Combinações numéricas;
  • Operações: adição e subtração

Materiais

Metodologia
 O objetivo é fechar o maior número possível de casas e perder o mínimo de pontos em cada rodada.
1)    Digite o nome dos participantes;
2)    Cada jogador inicia com 45 vidas, número que será diminuído a cada rodada.
3)    O primeiro jogador “lança” os dados, clicando sobre eles.
4)    O jogador terá então de fechar uma ou duas casas, de forma que o total obtido (numa casa só ou na soma de duas casas) seja o mesmo que o número de pontos conseguidos nos dados.
5)    O mesmo jogador continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas, nesse caso, clica no botão “não é possível continuar”.
6)    O jogador, então, deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e tirar o total das 45 vidas que recebe no inicio do jogo.
7)    O próximo jogador então inicia sua participação e repete o procedimento. Podem jogar até três participantes.
8)    Quando o número de pontos de uma rodada resultar maior que o número de vidas restantes, o jogador é eliminado.
Importante: quando as casas 7, 8 e 9 estiverem fechadas, o jogador escolhe se quer continuar jogando com um ou dois dados.

História do jogo: Este jogo foi inventado há muitos e muitos anos, por marinheiros da Normandia que queriam se divertir durante as travessias dos mares. Em cada porto que paravam, ensinavam as regras aos moradores do lugar. E assim ele ficou conhecido no mundo todo. 
 






Área:
Matemática
Conteúdo:
Combinação numérica e operações
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
7ª Série
Supervisora:
Josiane Bernz Siqueira
Ensino:
Fundamental
Bolsista:
Dalana Fischer
Ano:
2012

Relatório de Aplicação: JOGO FECHE A CAIXA

Data: 14/11/2012                                           Número de alunos: 150
Turma: 7ª A, B, C, D e E                               Período: Matutino e Vespertino. 
Duração: 45 min.                                          Organização:   grupos de 3 estudantes    

Por Dalana Fischer: Ao chegarem à sala de informática, os alunos já estavam empolgados para saber o que iriam fazer. A professora Josiane explicou, e eles logo começaram a se divertir.
Na tela o jogo indicava os nomes dos participantes, e eles com toda a graça colocaram seus apelidos. A dificuldade de fazer as contas de subtração foi grande, mas com calma eles foram contando nos dedos e achando o resultado.
Cada aluno que conseguia fechar a caixa e ganhar o jogo, logo ficava eufórico. Todos os alunos participaram. A brincadeira foi muito envolvente, fazendo com que eles se viciassem no jogo, dando calma e tranquilidade para a professora.

Considerações da Professora:
            O jogo foi muito envolvente, atraiu a atenção de todos, desde os estudantes mais indisciplinados até os professores de informática e suporte. A brincadeira indica na tela o nome dos três participantes, personalizando o jogo e as mãos ficam se movendo possibilitando mais interatividade.
            Antes de irmos ao laboratório de informática passei algumas instruções na sala, os estudantes perguntaram se precisariam levar caderno e caneta, respondi que não. Entretanto, quando estavam jogando alguns solicitaram papel para resolverem os cálculos, eu avisei que não tinha e que eles precisavam resolver mentalmente.
            Eram apenas algarismos formados por unidades e dezenas, porém quando precisavam subtrair números como: 45 – 18 dúvidas surgiram, alguns não conseguiram calcular mentalmente, alguns conseguiram e outros aprenderam como contar nos dedos completando os valores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário