Jogo Show do Milhão


Área:
Matemática
Conteúdo:
Matemática Geral
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
3ª Série
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Dionara Almeida
Ano:
2011



Material Instrucional: Jogo Show do Milhão


Objetivos

Utilização de metodologia alternativa, com uso da tecnologia para tornar as aulas mais atraentes para os alunos, obtendo-se assim melhores resultados no processo de ensino e de aprendizagem; Averiguar como os alunos do 3º ano do Ensino lidam com questões de Matemática Básica.


Introdução
           
Buscando avaliar os resultados obtidos com a utilização de jogos com finalidades educativas, será utilizada uma adaptação do jogo “Show do Milhão” para fixar conceitos de Matemática.


Metodologia
           
A utilização didática do jogo pelo professor seguirá as seguintes fases:
1ª fase: Demonstração do Jogo Show do Milhão Matemático
- Será apresentado aos alunos como funciona o jogo “Show do Milhão Matemático” (regras, disposições das perguntas, tempo de respostas, premiações, etc);
- Definição dos participantes: composta por 8 participantes, o restante dos alunos irão participar com as Placas.


2ª fase: Aplicação do Jogo Show do Milhão Matemático
- Foi feita uma adaptação do jogo “Show do Milhão” do SBT, para a sala de aula. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, de nível crescente de dificuldade, na qual o jogador deve escolher entre quatro alternativas que lhe são apresentadas, sendo apenas uma verdadeira;
- À medida que responde corretamente, o jogador vai ganhando pontos e passa para a fase seguinte. Cada fase tem um valor diferente em pontos, que o jogador vai ganhando, até chegar à pergunta que vale “um milhão”;
- O game show consiste em três rodadas e uma pergunta final: a primeira contém 11 perguntas, que valem R$ 1.000,00, R$ 2.000,00, R$ 3.000,00, R$ 4.000,00, R$ 5.000,00 e R$ 6.000,00. A segunda rodada possui seis questões com os seguintes valores: R$ 10.000,00, R$ 20.000,00, R$ 30.000,00, R$ 40.000,00, R$ 50.000,00 e R$ 60.000,00;
- A terceira rodada tem seis perguntas que vão de R$ 100.000,00 a R$ 600.000,00, sendo que cada pergunta vale cem mil reais a mais que a anterior. Até esta etapa, o participante pode parar e levar o que já ganhou até ali ou então arriscar. Caso erre a resposta, fatura metade do dinheiro que havia conquistado;
- A última rodada vale R$ 1.000.000,00.
- A pontuação não é cumulativa e nos três primeiros níveis o aluno tem direito a quatro auxílios: cartas, placas, universitários e pulo.
Onde:
- Universitários: Pessoas convidadas da comunidade escolar, com mais experiência acadêmica que os educandos, que dão suas respostas à pergunta e cabe ao participante confiar ou não;
- Cartas: O participante escolhe uma dentre quatro cartas de baralho apresentadas pelo professor. Se tirar o “Rei”, nenhuma alternativa errada é eliminada. O “’Ás” elimina uma alternativa, o “Dois” elimina duas alternativas e “Três” elimina todas as três alternativas erradas, restando apenas a correta;
- Placas: Os demais alunos levantam placas referentes à alternativa correta que acham ser a correta. É facultativo ao participante confiar ou não na sugestão;
- Pulos: O participante pode “pular” a pergunta caso não saiba a resposta. Pode utilizar-se deste recurso no máximo por três vezes;
À medida que acerta às respostas o jogador vai conquistando os pontos, mas se erra uma resposta, o jogo termina e o jogador fica apenas com metade do valor conquistado, com exceção da pergunta do milhão que, se for respondida de forma incorreta faz o concorrente perder toda a pontuação que conquistou.
O jogador pára no momento que desejar, ficando com o valor correspondente à pontuação conquistada.


Avaliação

A avaliação será composta de duas partes:
1 - Será observada a participação e o empenho do aluno durante jogo e o número de rodadas que aluno participou;
2 - Será aplicado e analisado o questionário, entregue no final da aula.




Área:
Matemática
Conteúdo:
Matemática Geral
Coordenadora:
Márcia Aurélia Stopassoli
Turma:
3ª Série
Supervisora:
Andrea Cristina Vieira
Ensino:
Médio
Bolsista:
Dionara Almeida
Ano:
2011


Relatório de Aplicação: Jogo Show do Milhão

Data: 05/10/2011       Duração: 3 aulas                   Número de alunos: 19
Turma: 3ª 02                         Período: Noturno                  Organização: 8 alunos para o jogo e os
demais auxiliando nas placas.


Utilizamos a sala de vídeo, um computador e o projetor multimídia.
Foi apresentado aos alunos o modo de jogar o jogo “Show do Milhão Matemático” (regras, disposições das perguntas, tempo de respostas, premiações, etc). Então foram definidos os 8 participantes e o restante dos alunos participaram com as placas.
A bolsista manuseou o computador, para colocar as respostas que os alunos escolhiam. À medida que o aluno errava era eliminado da competição, porém ficava com o grupo, até o último sair.
Na primeira rodada, a bolsista entregou alguns brindes para os 8 alunos que participaram, na proporção da colocação. Os alunos gostaram tanto, que tivemos que fazer mais uma rodada, todos participaram mesmo os que estavam na platéia.
Constatamos os assuntos que os alunos tiveram mais dificuldades de responder, que foi Seno, Cosseno e Tangente, sendo que este foi definido o conteúdo do próximo Mini Kit.
Ao final foi aplicado um questionário sobre jogos, individualmente, que a bolsista levou para análise da aplicação e da aceitação dos alunos.
 

3 comentários:

  1. Onde encontro o programa do computador para simular o show do milhão?

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  2. Respostas
    1. OLA! PRECISO DE UM SLIDE PARA FAZER ESSE JOGO. VOÇE PODERIA ME PASSAR?

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