Trigonometria_Teodolito

Atividade elaborada pela bolsista Dionara
na 3º ano do Ensino Médio.

Supervisionada pelas Professoras 
Andrea Vieira e Márcia Stopassoli em 14/09/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL



Objetivos:

        Contextualizar o assunto trigonometria, através de abordagem histórica e por meio da exploração do espaço físico e das formas presentes no ambiente.

        Proporcionar condições para que os alunos assimilem os conceitos básicos da trigonometria (seno, cosseno, tangente).

        Reconhecer em quais áreas é estendido que facilitem sua compreensão com relação à interpretação e resolução de problemas.

        O trabalho tem como objetivo Propiciar/desenvolver, além dos conhecimentos matemáticos, o espírito de trabalho em equipe.



Introdução:

        A aula busca proporcionar a compreensão dos estudantes ao relacionarem a utilização prática da trigonometria e a fixação desses conceitos. Pois, através da construção do “teodolito” utiliza-se as relações trigonométricas para calcular distâncias e alturas. Dessa forma, perceber a necessidade de explorar a aplicabilidade dos conceitos mostrando que a Matemática não se resume à aplicação de fórmulas e resolução de algoritmos.

        Diante da preocupação de que o ensino de trigonometria tem sido, em geral, tratado de modo teórico e os educandos podem não compreender de que forma aplicar os conhecimentos adquiridos, elaboramos um trabalho destinado a demonstrar uma maneira envolvente - em forma de aplicações - de utilizar estes conhecimentos. Pretendendo demonstrar os conceitos de trigonometria via utilização de teodolitos, a partir de um trabalho colaborativo dos educandos.



Metodologia:

Material a ser utilizado para confecção do teodolito:

Barbante de 25 cm;
Um canudinho de plástico (de refrigerante);
Um peso (clips);
Um transferidor de (0º a 180º);
Fita adesiva


        Os alunos serão organizados em duplas para realizarem a atividade proposta e os alunos foram deslocados para o pátio da escola, para medirem árvores, postes e prédios. Para medir uma determinada altura é necessário seguir os seguintes passos:



- Passo 1: Posicionar o “teodolito” na direção do topo da altura a ser medida para obter a partir da posição da chumbada, o ângulo de inclinação (α);



- Passo 2: Medir a distância (d1) entre o pé da pessoa que está com o “teodolito” e a base do objeto a ser medido.

- Passo 3: Medir a distância (d2) do chão até o olho da pessoa que está com o “teodolito”.

- Passo 4: Calcular a altura a partir da tangente do ângulo encontrado, ou seja, ALTURA = tg (α).d1+d2.


        No final da atividade os discentes serão incentivados a realizar outras medidas fora do ambiente escolar, pois é necessário que os alunos percebam a aplicabilidade da Matemática em seu cotidiano.



Avaliação:


        Na avaliação do conteúdo, será levado em consideração a participação e interesse dos alunos pelo assunto, destacando a contribuição de eventuais alunos na elaboração de conceitos, bem como, o desenvolvimento no momento da resolução dos exercícios.


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