Conceitos Matemáticos


Atividade elaborada pelas bolsistas Cristiane e Nayara
na 7ª série do Ensino Fundamental.
  
Supervisionada pelas Professoras
Andrea Vieira e Márcia Stopassoli em 16/11/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL

  
Objetivos:


        Chamar a atenção do aluno para que ele perceba que através de uma brincadeira com aviões de papel podemos trabalhar vários conceitos da matemática: geometria, medidas de grandeza e conceitos iniciais da Física.

  
Materiais:
  • Folha de papel A4;
  • Tesoura;
  • Grampeador ou cola. 

Metodologia:


        Primeiramente, cada aluno montará um avião de papel de sua preferência, depois cada aluno pegará uma nova folha e recomeça sua montagem, porém desta vez registrando com desenhos e explicações cada passo da montagem. Então, observando seus desenhos, cada um deve fazer uma lista de todas as formas geométricas que encontrou durante a dobradura.

 


   


       


    


     



        Depois de prontos os aviões, cada um tem a oportunidade de arremessar seu avião e analisar qual sua finalidade: se ele é veloz, se fica mais tempo no ar, se voa mais longe ou se faz manobras.





         Quando definida a finalidade de cada modelo de avião, dividimos a turma em grupos e propomos um torneio onde cada grupo ira mostrar suas habilidades em arremesso de aviões. Um dos grupos deve ser o grupo de juízes que ira avaliar o desempenho dos aviões. Estes alunos deverão cronometrar o tempo de vôo, medir a distância, calcular a velocidade e atribuir notas para pontaria e manobras, utilizando a tabela:


        Iniciando o torneio cada grupo tem um tempo para montar alguns modelos e testá-los, em seguida, iniciamos os arremessos. Um aluno de cada equipe é o que arremessa. este por sua vez tem duas chances para jogar, valendo o vôo em que a pontuação for maior. Primeiro arremessa para distância (medida em metros), depois para tempo no ar (medido em segundos), velocidade (média da distância/tempo), pontaria (é dado um alvo) e manobras (atribuem-se notas).


        Então, fazemos uma media de pontuação entre todas as modalidades, e é campeã a equipe que obter a maior pontuação.




RELATÓRIO DE APLICAÇÃO


Organização:
2 aulas | 23 alunos | Turma: 7ª 02 | Trio e dupla de juízes.


        Foi proposta atividade aos alunos de cada um elaborar um avião de papel de sua preferência, passamos alguns modelos de montagem para aqueles que não sabiam montar. Os alunos montaram e testaram os seus, analisando aquele que fica mais tempo no ar, aquele que voa mais longe, o que tem pontaria, que faz manobras e que é mais veloz.
        Depois da primeira etapa concluída, pedimos para que eles observassem as formas geométricas que estavam sendo realizadas, e que eles registrassem os procedimentos em cada passagem.

        A partir de então foi proposto que se realizasse um campeonato entre a turma. Os alunos que se destacaram no arremesso de aviões foram escolhidos para serem os capitães de cada equipe, e estes escolheram mais dois membros para auxiliarem. Outros dois alunos foram convocados para serem os juízes.
        Cada grupo recebeu o nome de uma cor e papeis da mesma cor para confeccionarem os aviões. As juízas receberam uma planilha para colocarem a pontuação de cada equipe.

        Primeiro todos os grupos tiveram 10 minutos para confeccionarem aviões de sua preferência e testá-los e então separar os que tiveram melhor desempenho. Então começamos o torneio pedindo que preparassem um avião que fosse específico para percorrer longa distância, e todos tiveram mais 5 minutos para fazê-los. Depois, grupo após grupo, arremessou o seu, e as juízas junto com as bolsistas e a professora fizeram as medições. Depois fizeram um para maior tempo no ar,onde cronometramos o tempo,após este fizeram o mais veloz,onde fizemos a média entre a distância e o tempo de vôo, fizeram outro modelo para pontaria, neste, eles tinham que jogar o avião e acertar dentro de um cesto ou se aproximar o máximo possível deste, e então um modelo para manobras, ao qual foram atribuídas notas para as melhores manobras.

        Encerrado o campeonato, a professora juntamente com as bolsistas fez a somatória dos pontos e definiram o grupo campeão e os demais classificados. Todos os alunos foram premiados com pirulitos e o grupo campeão ganhou uma caixa de bombons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário