Matemática Geral

Atividade elaborada pela bolsista Dionara
na 3ª série do Ensino Médio.

Supervisionada pelas Professoras 
Andrea Vieira e Márcia Stopassoli em 05/10/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL


Objetivos:

        Utilização de metodologia alternativa, com uso da tecnologia para tornar as aulas mais atraentes para os alunos, obtendo-se assim melhores resultados no processo de ensino e de aprendizagem; Averiguar como os alunos do 3º ano do Ensino lidam com questões de Matemática Básica.


Introdução:

        Buscando avaliar os resultados obtidos com a utilização de jogos com finalidades educativas, será utilizada uma adaptação do jogo “Show do Milhão” para fixar conceitos de Matemática.


Metodologia:

        A utilização didática do jogo pelo professor seguirá as seguintes fases:

        1ª fase: Demonstração do Jogo Show do Milhão Matemático
        - Será apresentado aos alunos como funciona o jogo “Show do Milhão Matemático” (regras, disposições das perguntas, tempo de respostas, premiações, etc);



        - Definição dos participantes: composta por 8 participantes, o restante dos alunos irão participar com as Placas.



RELATÓRIO DE APLICAÇÃO 



Organização: 
3 aulas | 8 alunos | Turma: 3ª 02 |  os demais alunos auxiliam nas placas.


     Utilizamos a sala de vídeo, um computador e o projetor multimídia.

     Foi apresentado aos alunos o modo de jogar o jogo “Show do Milhão Matemático” (regras, disposições das perguntas, tempo de respostas, premiações, etc). Então foram definidos os 8 participantes e o restante dos alunos participaram com as placas.



     A bolsista manuseou o computador, para colocar as respostas que os alunos escolhiam. À medida que o aluno errava era eliminado da competição, porém ficava com o grupo, até o último sair.


      Na primeira rodada, a bolsista entregou alguns brindes para os 8 alunos que participaram, na proporção da colocação. Os alunos gostaram tanto, que tivemos que fazer mais uma rodada, todos participaram mesmo os que estavam na platéia.

      Constatamos os assuntos que os alunos tiveram mais dificuldades de responder, que foi Seno, Cosseno e Tangente, sendo que este foi definido o conteúdo do próximo Mini Kit.

      Ao final foi aplicado um questionário sobre jogos, individualmente, que a bolsista levou para análise da aplicação e da aceitação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário