Logaritmos


Atividade elaborada pela bolsista Roberta
na 1ª série do Ensino Médio.

Supervisionada pelas Professoras
Andrea Vieira e Márcia Stopassoli em 20/10/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL
Objetivos:
  • Reconhecer as propriedades operatórias dos logaritmos;
  • Compreender as conseqüências da definição de logaritmos;
  • Proporcionar a competição, que garante dinamismo, movimento e interesse;
  • Contribuir para o desenvolvimento social e as relações interpessoais;

Metodologia:

         Formam-se grupos de 4 alunos e cada grupo monta um jogo utilizando as conseqüências da definição (que são 5) e mais duas que envolvem a base 10 e o logaritmo neperiano, formando assim 7 valores para adequar ao jogo.
         Serão entregues a cada grupo um texto com orientações e o esquema para a construção dos dominós.


Materiais necessários:
  • Papel cartão
  • Folhas A4 com as peças previamente impressas
  • Tesoura
  • Cola.

Construção do Jogo:

      As peças são entregues sem estarem preenchidas para que os alunos façam a construção do dominó.
      Assim que finalizada a construção, são formadas as chave da competição, através de sorteio, e decidem qual será a premiação para a dupla vencedora.
      Começa-se os jogos em duplas ou individuais, em fases eliminatórias.


Instruções do Jogo:

Jogando em dupla: 4 jogadores (2 x 2)
- Cada jogador recebe 7 peças
Jogando individualmente:
- Cada jogador recebe 7 peças, e 14 peças ficam para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez.


Objetivo do jogo:

         É baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual). O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar as peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm a mesmo definição e não existem mais peças com o mesmo valor na mão dos jogadores.
         Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos peças na mão ganha.
         Quando o jogo acabar normalmente, o jogador que colocou sua última peça, ganha o número de pontos correspondente ao número de peças do adversário.
Esquema:

         Observar que, no momento de escrever, em 4 pecas deverá colocar a definição (A) e nas outras 4 um exemplo da definição (AR).




RELATÓRIO DA APLICAÇÃO


Organização:
2 aulas | 20 alunos |  Turma: 1ª 02 | 5 grupos de 4 alunos

        Os alunos se juntaram em grupos de 4 alunos e receberam um texto com orientações e o esquema para a construção dos dominós. O preenchimento do dominó deveria ser baseado nas conseqüências das definições de logaritmos, conforme trabalhado em sala.
        Após preencherem o esquema, receberam as peças do dominó em branco para preencherem conforme o esquema.
        Algumas dificuldades surgiram, pois os alunos precisavam de instrução a todo o momento, talvez por que não têm costume de construir materiais, geralmente recebem tudo pronto.
        Os alunos foram auxiliados pela professora e pela bolsista para o correto preenchimento das peças.
        Como um dos objetivos da atividade era o de construírem o dominó e, assim, proporcionar maior assimilação, a aplicação da atividade foi satisfatória.





ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Objetivos:

         Através de três atividades direcionadas, o aluno deve perceber que para resolver alguns problemas reais, houve a necessidade de simplificar e aprimorar os cálculos, através de logaritmos.

Metodologia:

         Entregar aos alunos as atividades para fazerem, em dupla, e explicar e relembrar alguns conceitos (porcentagem, juros compostos, etc.)
Atividades:
1 – Matemática Financeira
Uma pessoa aplicou a importância de R$ 500,00 numa instituição bancária que paga juros mensais de 3,5%, no regime de juros compostos. Quanto tempo após a aplicação o montante será de R$ 3 500,00?
Resolução:
Nos casos envolvendo a determinação do tempo e juros compostos, a utilização das técnicas de logaritmos é imprescindível.
Fórmula para o cálculo dos juros compostos: M = C * (1 + i)t. De acordo com a situação problema, temos:
M (montante) = 3500
C (capital) = 500
i (taxa) = 3,5% = 0,035
t = ?
M = C * (1 + i)t
3500 = 500 * (1 + 0,035)t
3500/500 = 1,035t
1,035t = 7
Aplicando logaritmo
log 1,035t = log 7
t * log 1,035 = log 7 (utilize tecla log da calculadora científica )
t * 0,0149 = 0,8451
t = 0,8451 / 0,0149
t = 56,7
O montante de R$ 3 500,00 será originado após 56 meses de aplicação.
2 – Geografia
Em uma determinada cidade, a taxa de crescimento populacional é de 3% ao ano, aproximadamente. Em quantos anos a população desta cidade irá dobrar, se a taxa de crescimento continuar a mesma?
Resolução:
População do ano-base = P0
População após um ano = P0 * (1,03) = P1
População após dois anos = P0 * (1,03)2= P2
População após x anos = P0 * (1,03)x = Px
Vamos supor que a população dobrará em relação ao ano-base após x anos, sendo assim, temos:
Px = 2*P0
P0 * (1,03)x = 2 * P0
1,03x = 2
Aplicando logaritmo
log 1,03x = log 2
x * log 1,03 = log2
x * 0,0128 = 0,3010
x = 0,3010 / 0,0128
x = 23,5
A população dobrará em aproximadamente 23,5 anos.
3 – Química
Determine o tempo que leva para que 1000 g de certa substância radioativa, que se desintegra a taxa de 2% ao ano, se reduza a 200 g. Utilize a seguinte expressão:
Q = Q0 * e–rt, em que Q é a massa da substância, r é a taxa e t é o tempo em anos.
Resolução: 
Q = Q0 * e–rt
200 = 1000 * e–0,02t
200/1000 = e–0,02t
1/5 = e–0,02t (aplicando definição)
–0,02t = loge1/5
–0,02t = loge5–1
–0,02t = –loge5
–0,02t = –ln5 x(–1)
0,02t = ln5
t = ln5 / 0,02
t = 1,6094 / 0,02
t = 80,47
A substância levará 80,47 anos para se reduzir a 200 g.

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