Equação de 1º grau

Atividade elaborada pelas bolsistas Cristiane e Nayara
na 7ª série do Ensino Fundamental.

Supervisionada pelas Professoras 









                          
Andrea Vieira e Márcia Stopassoli em 14/09/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL



Objetivos:

        Chamar a atenção do aluno para que ele perceba de uma forma lúdica o método para resolver equações do primeiro grau (encontrar o valor de uma incógnita), através da propriedade do cancelamento de números opostos (equilíbrio da equação) afim de isolar a incógnita que aqui chamaremos de x.




Materiais:
  • 1 caixa de ovos de uma dúzia (vazia); 
  • Tampas de garrafa azul e vermelha; 
  • Um pedaço pequeno de cartolina ; 
  • 2 Palitos de dente; 
  • Cola; 
  • Tesoura. 




               




Montagem:

  1. Cortar as abas (abre e fecha) e a tampa da caixa de ovos mantendo somente a base; 
  2. Desenhar e cortar na cartolina em sinal de igual (=) e uma letra (x).; 
  3. Pegar dois palitos de dente e colar o sinal de igual (=) em um palito e a letra (x) em outro; 
  4. Fixar o palito com o sinal de igual no centro da caixa de ovos deixando seis espaços para cada lado; 
  5. Fixar o palito com a letra x no lado esquerdo da caixa; 
  6. As tampas vermelhas representam os números negativos e as azuis os positivos. Cada tampa equivale a uma unidade. 





  




Metodologia:

        Como o objetivo é encontrar o valor da incógnita x, através de uma equação dada, o primeiro passo é colocar na balança os valores dados na equação. Usaremos como exemplo a equação: x - 2 = 3. O x já está fixo em nossa balança, então começamos colocando o (-2) que esta no lado esquerdo da equação. Como ele é negativo, vamos representá-lo com 2 tampas vermelhas no lado esquerdo da igualdade da balança. Depois vamos colocar o numero 3, que esta no lado direito da equação. Como ele é positivo vamos colocar 3 tampas azuis no lado direito da igualdade. 

        Para achar o valor de uma incógnita em uma equação de primeiro grau, temos que isolar a incógnita do lado esquerdo, porém aqui, nossa incógnita x já esta fixa do lado esquerdo, então precisamos apenas trabalhar os números. Os números devem ficar do lado direito da igualdade, o número 3 já esta lá, então temos que trabalhar com o número 2. Faremos isso da seguinte forma: vamos cancelá-lo do lado esquerdo colocando seu par oposto, o 2 positivo, isso porque (-2 + 2 = 0). 

        Na balança então colocaremos 2 tampas azuis do lado esquerdo, e duas tampas azuis do lado direito, que são para equilibrar a balança. 



        Agora nossa balança esta da seguinte forma: x -2 + 2 = 3 + 2. 

        Cancelamos os 2 do lado esquerdo deixando somente x, e somamos 3 + 2 do lado esquerdo obtendo o valor 5.



        Então a balança fica: x = 5, sendo o 5 o valor que satisfaça o x na equação.




Atividades para os alunos utilizarem o mini kit

a) x + 4 = 6
b) x – 3 = 1
c) x – 2 = – 6
d) x + 7 = – 4
e) 4 + x = 1
f) – 7 + x = 3
g) – 3 + x = – 5
h) 5 + x = 10



RELATÓRIO DA APLICAÇÃO


Organização
2 aulas | 24 alunos | Turma: 7ª 02 | 6 grupos de 4 alunos.

        As bolsistas foram apresentadas aos alunos. Foi proposta atividade aos alunos de desenhar e recortar o “x” e o “=”, e os grupos foram formados.



       Depois da primeira etapa concluída, foram entregues 15 tampinhas de garrafa pet vermelhas e 15 azuis, e foi definido que as vermelhas representavam os números negativos e as azuis, os positivos.



        Foram dados 2 exemplos com o material, durante a explicação os alunos lembraram do ano anterior e das atividades realizadas desse conteúdo (paródia, jogos, ...).

        A partir de então foram propostos 8 exercícios para que eles fizessem utilizando o material. Os alunos que apresentaram dificuldades foram auxiliados pela professora e pelas bolsistas, além de seus colegas que conseguiram entender.



        Foi solicitado aos alunos que registrassem os procedimentos que utilizaram numa folha, entregue a eles.



   As caixas e o material com o registro dos alunos foram recolhidos para a continuidade do desenvolvimento do conteúdo e para avaliação dos resultados atingidos, assim como correções posteriores com o grupo.

        Os alunos adoraram a atividade e todos se comprometeram em realizar tudo o que foi proposto.

4 comentários:

  1. otima atividade ludica voces estão de parabens!

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  2. EU ACHEI INCRÍVEL ESSA IDEIA, POIS OS ALUNOS DO 7ºANO TEM MUITA DIFICULDADE COM ESSE CONTEÚDO! PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE.

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