Jogo: Matix

Bom dia leitores!
Estou voltando das férias agora e desejando a vocês um feliz ano novo, meus "presentes" estão um pouco atrasados mas começaram a partir de hoje com o jogo Matix. Se não leu direito, leia novamente, é Matix e não Matrix como o filme! haha

Este jogo foi aplicado ano passado no PIBID da supervisora Andrea pelos bolsistas Walmir C. Nunes e Kleyton E. Arcandes, com a coordenação da Márcia Aurélia Stopassoli.


Objetivo: Trabalhar os números inteiros (positivos e negativos).

Série / Ciclo: 6ª Série ou 7º Ano do Ensino Fundamental

Materiais
• Tabuleiro quadriculado 8cm x 8cm: 64 quadrados (igual o de damas ou xadrez);
• 63 fichas com diferentes números inteiros (positivos e negativos e zero) e uma ficha coringa (que pode ser qualquer desenho).



Metodologia:
O jogo é disputado entre duas equipes, não importando o números de jogadores de cada uma, uma equipe será a coluna e a outra a linha do tabuleiro.
Distribuir todas as fichas sobre o tabuleiro aleatoriamente viradas para cima, sorteia-se no par ou ímpar a equipe que começará a partida.
Começa-se retirando a carta coringa do tabuleiro e a partir da sua localização será dado o início do jogo: se equipe for coluna, irá retirar uma peça da mesma coluna que estava o coringa e somar os pontos de todos os números restantes da coluna. A outra equipe dará continuidade a partir do local que foi retirado a ficha numérica, seguindo agora a linha em que ela se encontra, retira-se uma ficha e soma todas as restantes na linha do tabuleiro.
Sucessivamente retirando uma ficha e somando as fichas restantes na linha ou coluna, o jogo termina quando uma das equipes não tiver mais fichas para retirar na sua vez e o ganhador é a equipe que tem mais pontos no total de todas as jogadas.
OBS: Fazer a soma de cada jogada no momento, para melhor aprendizagem.

E um último presente pra quem leu até o final:

Espero que acompanhem o nosso Blog, seja para leitura, didática ou busca de atividades diferenciadas, abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!



Um comentário:

  1. OI MEU NOME E LAURA MAIS PODEM ME CHAMAR DE LALA MINHA CLASSE ESTA PARTICIPAMDO DESSE JOGO MATIX E EU VIM TREINAR ME AJUDEM POR FAVOR

    ResponderExcluir