Planta Baixa de uma Casa

Bom dia leitores desse blog Matemático, hoje eu trouxe para vocês a aplicação de uma atividade envolvendo os quadriláteros da nossa geometria, através da planta baixa de uma casa.

A atividade foi aplicada no projeto PIBID por Ana Paula Poffo e Jéssica Sabel, na supervisão da  Josiane Bernz Siqueira e coordenação da Márcia Aurélia Stopassoli.

Objetivos
•    Calcular a área de cada cômodo da casa (retângulos);
•    Calcular a área total da casa.

Série ou Ciclo:
8ª série ou 9º ano do ensino fundamental.

Materiais
•    Uma planta baixa de casa com diferentes medidas (exemplo logo abaixo);
•    Papel e lápis.

Metodologia
Foi entregue aos alunos (individual) uma folha para escrever e fazer os cálculos e a folha do desenho da planta baixa como na foto ali em baixo. No quadro foi colocado as perguntas para serem respondidas na folha:

1) Calcular a área de todos os cômodos da casa:
a) Sala;
b) Quarto casal;
c) Quarto Solteiro;
d) Cozinha;
e) Garagem;
f) Área de serviço;
g) Banheiro.

2) Qual é a área total da casa?

Exemplo de planta baixa:

Com essa atividade foi possível:
- Rever operações com números decimais;
- Utilizar o raciocínio lógico para descobrir as medidas desconhecidas (os estudantes apresentaram diversas maneiras de fazê-lo);
- Calcular áreas;
- Visualizar a planta de uma casa facilitando o entendimento.

Espero que tenham gostado, é uma atividade muito interessante pois trabalha com um objeto frequentado todos os dias: a casa. E hoje em dia sei que vários alunos querem ser engenheiros, nesse caso, mais especificamente a engenharia civil, o que pode ser dito antes da atividade para estimular tais alunos.

Abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!

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