Enigma das Frações

Bom dia leitores, temos aqui nesta manhã de quinta-feira com tempo maravilhoso para fazer qualquer coisa, inclusive ficar na internet! E como estamos aqui nesse mundo virtual, nada melhor que um jogo: O Enigma das Frações.

Ao perceber certa dificuldade com as frações nas turmas de 8ª série, as bolsistas Ana Paula Poffo e Jéssica Sabel resolveram buscar algum conteúdo bom e que motivasse os alunos a resolver problemas envolvendo frações, daí encontraram esse jogo que pode ser jogado por vocês leitores, agora mesmo, acessando esse site!
Elas aplicaram o jogo pelo programa do PIBID, com a supervisão da Josiane Bernz Siqueira e coordenação da Márcia Aurélia Stopassoli no dia 13 de junho desse ano.

Objetivos:
- Relembrar o conteúdo de frações e números decimais;
- Operar com frações e decimais;
- Indicar frações por meio de representações (desenhos);
- Interpretar problemas (enigmas);

Materiais:
- Laboratório de informática:

Metodologia:
O jogo consiste numa história envolvendo um bruxo / feiticeiro, chamado Mulôji e um gnomo, chamado Fracti, que precisa salvar sua vila que foi aprisionada pelo bruxo, e para isto é necessário desvendar enigmas (perguntas) envolvendo frações e números decimais. OBS: O jogo tem dois níveis de dificuldade: fácil e difícil.

Exemplo de enigma:


Após desvendar o enigma, ou seja, acertar a pergunta, você poderá montar uma parte da chave da prisão, dizendo a fração correspondente da parte que falta para completar a figura:


Você terá que responder uma pergunta para cada parte da figura que está na chave (note nessa próxima imagem que o retângulo possui 6 partes, com alguns tamanhos diferentes), no nível difícil terá que completar as duas figuras: o retângulo e o círculo...


Após completar toda a chave para libertar a vila, ainda tem um último desafio: completar a ponte para ir até a prisão:


Há várias formas diferentes de completá-la, porém não esqueça que deve ser na medida, como diz o feiticeiro, nem mais e nem menos!

Completando a ponte você termina o jogo, parece rápido falando aqui, mas os alunos não conseguem terminá-lo assim tão facilmente e conforme o tempo passa vai gerando uma competição entre os alunos para saber quem vencerá primeiro. Boa sorte a todos, pois eu já tive que jogar várias vezes para pegar as imagens, nomes dos personagens, organização das palavras, entre outras coisas.


Abraço e vão pela lógica que o óbvio tá quente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário