Estrela Ninja!

Bom dia leitores, tive problemas técnicos essa semana pois estragou o meu carregador do notebook, então não consegui passar por aqui antes e só pra melhorar um pouco meu autoestima vou falar pra vocês que o carregador custou 120 reais! Já dava uma das parcelas se eu tivesse comprado um novo!
Enfim, eu trouxe pra vocês hoje a construção de uma estrela ninja de origami (pra que não sabe o que é um origami: é uma dobradura de papel).

Esta dobradura foi realizada no PIBID em parceria com o NEEM, pela bolsista Jéssica Sabel e supervisora e coordenadora, respectivamente, Josiane Bernz Siqueira e Márcia Aurélia Stopassoli.

Objetivos:
- Explorar conceitos de geometria, aproveitando o fascínio pelo origami.
- Aliar o caráter lúdico com o cognitivo, desenvolvendo atividades manuais que exijam observação e disciplina no cumprimento das etapas.
- Identificar ângulos retos, agudos e obtusos.

Série / Ciclo:
8ª Série / 9º Ano do ensino fundamental.

Materiais:
8 folhas no formato quadrado.

Metodologia:
Seguir os passos da construção conforme a tabela abaixo e é claro, explorando os conceitos matemáticos abordados ao longo do processo:

Passos da construção
Ilustração
Explorando conceitos matemáticos
Comece com um quadrado. Dobre o quadrado ao meio na horizontal e traga-o de volta à sua posição original, de modo que você tem dois retângulos visíveis.
Todo quadrado é um retângulo ou todo retângulo é um quadrado? Justifique sua resposta.
Traga o canto superior esquerdo em direção ao centro do vinco e dobre.
Faça o mesmo com o vinco inferior esquerdo.
Qual a classificação dos triângulos obtidos com relação aos lados e com relação aos ângulos? Qual a fração que representa a área de cada triângulo em relação ao todo?
No lado maior da figura leve o vértice do ângulo reto até o vértice do ângulo oposto, vincando com força.
Abra novamente a figura e esconda o ângulo reto do maior lado no interior do papel.
Qual o nome da figura geométrica obtida antes da dobra solicitada e após a dobra?
Quais ângulos podemos observar antes e depois da dobra?
Vinque bem. Repita o processo com outros sete pedaços de papel.
Para iniciar os encaixes, pegue um paralelogramo de cada cor

A “ponta fechada” de um  encaixa na parte aberta do outro.
“Trave” a peça, fazendo duas dobras (uma em cada ponta) do paralelogramo que “recebeu” o outro.

Proceda desta forma até que a última peça seja encaixada.
No encaixe da última peça observe ao dobrar as pontas para não”travar” a parte interna da peça.

 



Ao encaixar todas as oito peças obtemos uma figura geométrica. Qual é essa figura?
Deve-se puxar as pontas opostas de modo a obter a estrela ninja.




É um bom material para ser construído com os alunos, desperta a vontade e o interesse deles (principalmente os viciados em animes, tipo Naruto). Depois de construído ainda pode ser usado como decoração, usem a criatividade! Aqui tenho duas fotos de exemplo:






Abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário