Desafio com Palitos

Boa tarde leitores, sei que fiquei um tempinho sem postar, pois com a volta as aulas fiquei apurado nas questões de planejamento anual (sim, estou com 20h no ensino médio) e concursos (passei para monitoria de estatística \õ). Mas vocês provavelmente não estão aqui por isso, foi só uma justificativa da demora para voltar a postar.

Hoje tenho aqui o Desafio com Palitos! Esse desafio foi aplicado no PIBID pela Lucimara Becker, sob supervisão da Josiane Bernz Siqueira e coordenação da Márcia Aurélia Stopassoli.

 Esse desafio tem como objetivo trabalhar, estimular e aperfeiçoar o raciocínio lógico. Podendo ser aplicado para quase todas as idades escolares.
Foi utilizado para aplicação o jogo online disponível no site do Racha Cuca, porém em minha opinião, é muito melhor trabalhar com os palitos concretos e apenas utilizar o jogo online para mostrar o problema a ser resolvido e deixar que os alunos resolvam com as próprias mãos mexendo nos palitos de fósforo.

Como funciona: o desafio consiste de palitos de fósforo organizados de uma maneira qualquer em que é pedido para mexê-los formando formas diferentes. Exemplo:



 Nesse exemplo está pedindo para diminuir o número de quadrados apenas movimentando dois palitos, atenção, só movimentar, não pode simplesmente removê-los, conseguiram? não? bom, o próprio site fornece a resposta correta quando solicitado:


 Segue outros exemplos aplicados e a resposta logo após cada um:

Exemplo 2:

Exemplo 3:
 

Exemplo 4:


 Exemplo 5:


Há desafios que necessitam de maior criatividade na resolução, como por exemplo o do número 6 em sua forma romana, o que é muito bom para o desenvolvimento do raciocínio que queremos desenvolver nos alunos. PS: Caso você trabalhe com os fósforos materiais, queime todas as pontas antes de entregar aos alunos, ou simplesmente cuide bem da caixa onde da para acendê-los.

Tenho aqui uma foto da aplicação com o projetor:


É bem indicado trabalhar essa área do conhecimento (a lógica) nos dias atuais, pois do meu ponto de vista todas as crianças vivem, brincam, olham e tem acesso a muitas tecnologias, deixando todos com pouca imaginação e alterando os conceitos do que é certo e errado da vida, fazendo da lógica uma área sem direção.

Abraço a todos

8 comentários:

  1. Muito bom, estava precisando desse tipo de desafio e a sua explicação me ajudou muito. Trabalho adorável!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, ótimos desafios e o melhor vcs já dão resposta.

    ResponderExcluir
  3. ola no exemplo numero 1 . pede para mover apenas dois palitos , mas no manual escolar da minha filha vem um exemplo que pode mexer , mas nao pode deixar espaço aberto como nesse exemplo .. será que pode me dizer se é possivel .já que se torna mais dificil e até agora nao encontrei soluçao para esse problema, que acabou por achar impossivel . .. cumprimentos.,

    ResponderExcluir
  4. Muito bom professora, gostei muito e me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  5. Muito bomnmmm viu👍👍

    ResponderExcluir
  6. Gratidão! Sempre gostei de exercícios que forçam nosso cérebro raciocinar. Excelente, desconhecia alguns. Parabéns...
    Nadir Storti.

    ResponderExcluir