Gincana Geométrica

Olá leitores dessa semana chuvosa, estou aqui mais uma vez trazendo pra vocês uma atividade interessante que eu mesmo apliquei no projeto PIBID, juntamente com a bolsista Lucimara Becker, sob supervisão da Josiane Bernz Siqueira e coordenação da Márcia Aurélia Stopassoli.

Como o nome já diz é uma gincana envolvendo os conceitos geométricos do ensino fundamental, aplicado com os alunos da 8ª série / 9º ano.

Objetivos:
Trabalhar e conceituar a geometria da segunda fase do ensino fundamental.
Trabalhar: ângulos, formas geométricas, perímetro, retas e semirretas.

Materiais Necessários:
25 Perguntas relacionadas à geometria;
EVA recortados em diferentes formas geométricas para diferenciar as equipes;
Retângulos e quadrados de cores diferentes para marcar a pontuação das equipes;
Folhas brancas para resolução das perguntas.

Metodologia:
Foi dividida a sala em grupos de cinco pessoas, eleito um líder por grupo para vir à frente escolher a pergunta. As perguntas estão distribuídas sobre uma mesa central e todos os lideres recebem a mesma pergunta escolhida por um deles e podem resolvê-la em dois minutos. A pontuação é feita por ordem de resposta correta:
1ª Resposta correta - Recebe um retângulo preto que vale 30 pontos.
2ª Resposta correta - Recebe um retângulo verde escuro que vale 20 pontos.
3ª Resposta correta - Recebe um quadrado preto que vale 15 pontos.
4ª Resposta correta - Recebe um retângulo rosa que vale 10 pontos.
5ª Resposta correta - Recebe um retângulo verde claro que vale 5 pontos.
E o grupo que não conseguir responder corretamente receberá um quadrado verde escuro que será descontado cinco pontos. OBS: As cores e formas foram desta maneira pois eram as cores que estavam disponíveis.

A principio não foi dito aos alunos a pontuação de cada retângulo ou quadrado para deixar mais dúvida sobre quem estava na frente e não desanimar os que estavam na lanterna da gincana.

Aqui vai dois exemplos de perguntas que foram aplicadas:




Foi feito uma análise dos acertos e erros dos alunos e constatamos que a maior dificuldade dos alunos em geometria é com os nomes, por exemplo, o que é uma bissetriz? sabe? deu branco? haha

A gincana é uma ótima atividade para ser desenvolvida, pois a competição provoca nos alunos uma vontade de saber imensa!
Como premiação dessa gincana foi entregue a equipe vencedora chocolate e uma medalha que nós mesmos produzimos para cada integrante...
Imagem da Medalha:

Espero que tenham gostado e utilizem o lado competitivo dos alunos para aprender sempre mais...

Abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário