Porcentagem


Atividade elaborada pela bolsista Danielle
nº 6º ano do Ensino Fundamental.

Supervisionada pelas Professoras 
Josiane Siqueira e Márcia Stopassoli em 30/09/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL



Objetivos:

- Conceituar número racionais em forma de fração e decimal;
- Relacionar fração e porcentagem;
- Apresentar a porcentagem de uma maneira mais lúdica;
- Permitir o manuseio de material concreto para abstração dos conceitos citados.


Materiais:

· Papel quadriculado;
· Lápis de cor;
· Papeis coloridos recortados em círculos de mesmo tamanho.


Metodologia:

        Entregar papeis quadriculados e lápis de cor e solicitar aos alunos que desenhem a figura geométrica de um quadrado 10x10. Sendo o quadradinho usado como unidade de medida, depois pedir que cada aluno pinte quantos quadradinhos querer, sem ser pintado todo o quadrado 10x10, com isso, inicia-se a explicação do conteúdo. Depois se apresenta os círculos coloridos recortados em cada etapa por partes iguais para identificação dos números em fração, decimal e porcentagem. Em seguida exercícios de fixação.






RELATÓRIO DE APLICAÇÃO


Organização:
2 aulas para cada gruplo |  20 alunos | Turma: 6ª A, B | 2 grupos de 10 alunos




        Durante um bom tempo, foi pesquisado e preparado um material referente o conteúdo de Porcentagem, fração e decimal pela bolsista Danielle, onde foi utilizado: papel quadriculado, lápis de cor e círculos recortados, para os alunos terem a idéia de fração. 

        Inicialmente foi dado os papéis quadriculados e lápis de cor, onde solicitei a eles que desenhassem a figura geométrica de um quadrado 10 quadradinho de altura e 10 quadradinho de comprimento, sendo o quadradinho usado como unidade de medida, logo cada aluno teria que pintar quantos quadradinhos quisessem, sem ser pintado todo o quadrado 10x10. Com isso, iniciou-se a explicação do conteúdo, onde teriam que: pintar, montar a fração, resolver a divisão e corresponder a porcentagem, depois foi dado exercícios de fixação. 

        Os alunos mostraram muito interesse e dedicação na aula, podendo perceber que trabalhando métodos diferentes chamamos mais a atenção, tornando mais fácil e divertido aprender matemática. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário