Caça Continha


Atividade elaborada pela bolsista Jéssica
na 6ª série do Ensino Fundamental

Supervisionada pelas Professoras
Josiane Siqueira e Márcia Stopassoli em 26/09/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL



Objetivos:
  • Interação entre alunos;
  • Raciocínio Lógico;
  • Fixação de conteúdos envolvendo as 4 operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Materiais necessários:
  • Cartaz contendo uma tabela de 10x8 elementos com números aleatórios escritos;
  • Pincéis atômicos coloridos;
  • Faixas coloridas para separar os alunos em equipes;
  • Dado grande para jogo, com as 4 operações e duas faces curingas.

Metodologia:
  • Separa-se os alunos em equipes de 3 alunos 
  • Distribui-se as faixas e os pincéis para os grupos, cada um correspondendo a uma cor. 
  • Escolhe-se por sorteio um grupo para iniciar a primeira rodada. 
  • Um jogador por vez do grupo lança o dado grande que poderá cair em uma das 4 operações ou em uma das faces curingas que passa a vez para o próximo grupo ou o grupo escolhe a operação que quer utilizar em sua rodada.
  • O jogador por sua vez vai até o painel e circula três números, indicando uma operação entre eles e seu resultado, por exemplo se na sequência do painel se encontram os números 45, 5 e 9 o aluno circula os 3 indicando uma divisão com resultado 9. 
  • O jogo segue com as rodadas.
  • Está eliminado do jogo a equipe que não indicar uma operação no painel e vai eliminando participantes da sua equipe ate que a equipe seja totalmente eliminada. 
  • A eliminação de integrantes se dá através de um dado com os números nas faces que eliminam o numero que cada jogador recebe ao inicio da brincadeira!




RELATÓRIO DA APLICAÇÃO




Organização:
2 aulas para cada grupo | 10 alunos |  Turma: 6ª A e B | 2 grupos de 5 alunos




ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA


        Neste dia levei o jogo para trabalhar com divisão caça continha, mas ao conversar com as crianças estavam com muitas dificuldades em aprender razão e proporção, para ajudá-los a professora Josiane resolveu explicar eu ajudei com um material que tinha sobre divisão eram dois grupos de cinco crianças um das 13:30 às 15:00 o outro das 15:30 às 17:00. 



        Acho que valeu a pena, pois no outro dia tinham uma recuperação e muitos conseguiram obter notas boas. 

        Percebi que tinham bastantes dificuldades em divisão, pois fração é uma divisão e quando tinham que resolver pelo método de chave, se atrapalhavam. Explicamos e tentamos ajudá-los e gostaram bastante, conseguiram entender e resolver as divisões. Não consegui aplicar o jogo por falta de tempo, mas vou tentar aplicar um outro dia.








Um comentário: