Ábaco - Regra de Três



Atividade elaborada pela bolsista Danielle
na 6ª série do Ensino Fundamental

Supervisionada pelas Professoras
Josiane Siqueira e Márcia Stopassoli em 04/11/2011.



MATERIAL INSTRUCIONAL



Objetivos:
  • Construir o conceito de grandezas;
  • Classificar em direta e inversamente proporcionais;
  • Calcular regra de três simples e composta.

Materiais necessários:
  • Três pares de tampas de garrafas PET de cores diferentes;
  • Seis gargalos de garrafas PET;
  • Uma placa de papelão;
  • Canetinha hidrocor preta.

Metodologia:

       Para construir o ábaco, primeiramente marcamos, no papelão, seis círculos com o diâmetro do gargalo da garrafa. Em seguida, recortamos os círculos e marcamos com a caneta hidrocor (preta) as linhas que servirão de base na construção da equação que solucionará o problema, em que as linhas concorrentes significam a propriedade da proporção – produto dos meios igual ao produto dos extremos, usada na regra de três simples somente. 
       No caso da regra de três composta, usamos o ábaco com todas as linhas concorrentes e as paralelas, ou seja, se uma grandeza é proporcional a duas outras, ela será proporcional ao produto das mesmas, por isso as linhas são horizontais e paralelas entre si. 
    Logo após, introduzimos os gargalos nos círculos recortados no sentido de baixo para cima. Os acabamentos dos círculos deverão ser anexados aos anéis do gargalo de maneira que fiquem junto ao papelão. Neste caso, cada coluna será composta por dois anéis e duas tampas das mesmas cores.

 


Resolução de situações-problema:
Ao iniciar a resolução de problemas envolvendo regras de três, os alunos precisam necessariamente construir o conceito de grandezas e, em seguida, classificá-las em direta e inversamente proporcionais de acordo com os conceitos ensinados: duas grandezas são consideradas diretamente proporcionais quando aumentam ou diminuem na mesma proporção; e duas grandezas são chamadas de inversamente proporcionais quando uma aumenta e a outra diminui na mesma proporção.
·         Primeiramente, os alunos irão ler o problema, identificar as grandezas e relacioná-las por cor.
·         Depois, irão escrever os dados referentes às grandezas com caneta hidrocor nas tampas, sempre lembrando que cada coluna de tampas coloridas representa uma grandeza.
·         A primeira coluna deverá sempre representar a grandeza que irá conter a variável.
·         As linhas concorrentes sempre serão para cálculo da regra de três simples, pois esta só possui duas grandezas relacionadas.
·         No caso da regra de três composta, usaremos todo o ábaco. Caso o problema tenha mais de três grandezas relacionadas, devemos aumentar o número de colunas prolongando somente as linhas paralelas no sentido das mesmas.
·         No caso das grandezas serem diretamente proporcionais, devemos manter os dados na mesma posição que se encontram nas colunas.
·         No caso das grandezas serem inversamente proporcionais, devemos inverter a posição das tampas que se encontram na referida coluna.
·         A primeira coluna que contém sempre a variável permanecerá intacta tanto na regra de três simples como na composta.
·         Para montar a equação de resolução do problema, basta que o aluno multiplique todos os dados em que o primeiro membro é o produto da seqüência da linha que contém a variável (X); e o segundo membro, a seqüência das linhas que contém o outro dado da mesma coluna.






RELATÓRIO DA APLICAÇÃO





Organização:
2 aulas para cada grupo | 20 alunos |  Turma: 6ª A e B | 2 grupos de 5 alunos em cada dia



ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA


        Sempre em contato com a professora que nos orienta sobre os conteúdos que ministra aos alunos, buscamos métodos diferentes para trabalhar com eles no extra-turno, o conteúdo trabalhado foi o assunto Regra de três, onde após muita pesquisa, foi montado o “Ábaco” para resolução de regra de três, uma forma lúdica muito interessante que facilita para o entendimento do alunos em resolver determinadas situações. 


        Para a confecção foi utilizado papelão cortado na formato de um retângulo, seis gargalos de garrafa pet e três pares de tampas de cores diferentes. Foi apresentado aos alunos como montar os dados do problema no ábaco, os alunos por sua vez ficaram admirados de como era possível aprender conteúdos de matemática com matérias recicláveis. 


        Para melhor entendimento foi dado alguns problemas para resolver no ábaco, pelo que percebi não foi necessário por muito tempo a utilização do mesmo, pois os alunos já conseguiram assimilar e visualizar com muita facilidade como era montado o exercício, partindo para a resolução. 


        O único ponto negativo que percebi é ainda a dificuldade que os alunos têm na interpretação dos problemas. 

        Durante a aplicação do ábaco percebi que poderíamos melhorar a sua estrutura, e assim conversando com a professora Josiane chegamos a conclusão de que deveríamos modificá-lo, a fim de torná-lo mais atrativo e simples para o aluno. 

        O Ábaco aplicado era para resolução de Regra de Três simples e composta, no caso separaríamos ambos e ao invés de tampas de garrafas usaríamos círculos coloridos colados no pedaço de papelão e forrados com papel contact. Para que assim possamos escrever com pincel para quadro branco e apagar mais facilmente, podendo também ser escrito as grandezas acima de cada coluna, sendo tudo mais prático para o aluno.

2 comentários:

  1. gostaria de saber o que define esse instrumento ser um ábaco?

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    Respostas
    1. MOBÍLIA•MOBILIÁRIO
      na Antiguidade, mesa, prancha ou tabuleiro coberto de leve camada de areia, em que se traçavam letras e figuras para ensinar os primeiros delineamentos da escrita ou da geometria.

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