Pescaria de Potências

Boa tarde queridos leitores da matemática, hoje eu trouxe um jogo não muito conhecido como o anterior do Bingo das Potencias, porém com os objetivos bem similares: fixar os conteúdos sobre potências, promovendo a interação entre os alunos e o cálculo mental.

Este material foi produzido e aplicado pelos bolsistas João Carlos de Souza e Greicy Michele Goedert, no PIBID da FURB sob supervisão da Josiane Bernz Siqueira e coordenação da Viviane C. da Silva. Lembrando que as potências são trabalhadas no 6º ano do ensino fundamental.

Foi utilizado cartas de tamanho 8x5 cm, impresso em papel vergê para uma melhor condição do material, formando um baralho com 60 cartas: metade com potências e a outra metade com os respectivos valores numéricos.

Foto do material produzido:
O jogo prossegue da seguinte maneira:
- Embaralhar as cartas e distribuir cinco cartas para cada jogador (3 à 5 jogadores), sorteia-se quem irá começar e o jogo segue em sentido horário.
- O objetivo do jogo é formar os pares correspondentes de potência e valor numérico, assim que o jogador forma um par ele deve colocá-lo sobre a mesa para que todos possam conferir.
- Inicia-se perguntando ao próximo jogador a jogar (o da esquerda), se ele possui uma das cartas que forma o par que se tem em mão, por exemplo, se você tem a potência 2³ na sua mão, você pergunta para o colega se ele possui a carta com o valor numérico 8 para formar o par correto.
- Se o jogador seguinte tiver a carta perguntada ele deverá obrigatoriamente entregá-la para forma o par, caso não tenha ele pode dizer "pesque", então o jogador que queria a carta puxa uma das cartas restantes que ficam espalhadas sobre a mesa.
- O jogo segue até que terminem todas as cartas ou não seja mais possível formar pares, ganha o jogador que formou mais pares durante toda a partida.

Essa aplicação conseguiu alcançar os objetivos propostos sem dificuldade e chamou atenção inclusive para a cooperação entre os alunos, segue relato com nomes fictícios:

José – Você tem 6?
Rafael – Tenho!
José – Deu par, 2³ é igual  a 6.
Rafael – Mas não dá! Não é 2 vezes 3, é 2 vezes 2 vezes 2, que dá 8. Tah! mas eu tenho o 8 também. Devolve o 6 e pega o 8.
José – Beleza!

Embora todos tinham a vontade de vencer, eles cooperaram entre si para que o jogo funcionasse de acordo com as regras, esse tipo de pensamento, de seguir as regras e cooperar, também é fundamental para o desenvolvimento da pessoa como um futuro cidadão.

"Momento das fotos" haha

da esquerda pra direita:  João Carlos de Souza, Greicy Michele, Josiane Bernz Siqueira



 João Carlos de Souza e Greicy Michele testando o jogo



Os três novamente testando o material


Como de costume, espero que tenham gostado dessa aplicação e que não esqueçam de utilizar esses materiais em suas aulas, ou se você é aluno leve o link desse material como sugestão para o seu professor, não é pra exigir nada ein! eu falei que é uma sugestão, cada professor tem a sua didática e tenho total confiança de que se o aluno quer ele aprende com qualquer método!!!

Abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!

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