Cruzadinha Matemática Histórica

Bom dia Matemáticos!
Hoje dia 31 de outubro, comemora-se o Halloween, mas como a festa é pra ser horripilante nesta data não sei se desejo um feliz Halloween ou um assustador Halloween? HA
Mas isso não vem ao assunto desta postagem, trouxe aqui pra vocês uma cruzadinha matemática envolvendo o conteúdo de história junto, é claro que os dois assuntos são trabalhados no mesmo ano com os alunos do 7º Ano do ensino fundamental (6ª série "antigamente").

Esta aula foi aplicada pelas bolsistas Cristiane Luiza Gesser e Nayara Ziebell no projeto Pibid da supervisora Andrea Cristina Vieira e da coordenadora Márcia Aurélia Stopassoli em maio deste ano.

Objetivo:
- Integrar a história com a matemática, sendo que os alunos consigam participar ativamente tanto dos conteúdos explorados de matemática quanto de história. Realizando uma atividade de lazer (cruzadinha), introduzida com conteúdos ensinados em seu ano escolar.

Materiais:
- Folha com questões matemáticas (números inteiros) por equipe;
- Folha com questões de história (monarquias) com a cruzadinha;
- Tabela do alfabeto enumerada (colorida).
OBS: Questões e tabelas descritos serão fornecidos logo abaixo.

Metodologia:
Em equipes, a critério do professor, entregar os materiais (um por equipe) e ler as questões de História para entender o contexto que está sendo trabalhado nessa disciplina. Após, ler e resolver as questões matemáticas.
Cada resposta de cada questão matemática corresponde a uma letra na tabela do alfabeto (que eu postarei ali em baixo) e a sequencia de letras formam a resposta da questão de história.
OBS: O professor decide se os alunos irão resolver todas as respostas matemáticas, ou ir preenchendo as lacunas ao mesmo tempo que resolve cada questão, não vou opinar no estilo de aula de cada um.

Segue as Questões de História:

 1)    Nos diversos reinos formados pela Europa com a desagregação do Império Romano do ocidente, os reis exerciam, principalmente, funções militares e políticas. Sem cumprir atividades administrativas, o rei tinha seus poderes limitados pela ação da nobreza feudal, que, por serem os senhores da terra, controlava de fato o poder. Como era chamada essa organização do poder?Sendo que sua principal característica era a fragmentação do poder.


2)    O processo de formação de monarquias com poder centralizado na Europa iniciou-se no século XI e consolidou-se entre os séculos XIV e XVI. Ao final de alguns séculos, esse processo daria origem a muitos dos países atuais da Europa, quais são estes três países?


3)    Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais. Quais eram estes três grupos? Cada um desses grupos era movido por interesses próprios. Muitas vezes, esses interesses eram convergentes, outras vezes, radicalmente opostos.


4)     Para a burguesia, novo grupo social se formava, a descentralização política do feudalismo era inconveniente. Isso porque submetia os burgueses  ao que? Cobrados pelos  senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados.


5)    Qual monarquia se consolidou, definitivamente, nos séculos XIV e XV, durante a Guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra? Aliás, esse conflito foi importante também para a Inglaterra consolidar seu poder central.


6)    Na Inglaterra o rei teve seu poder restringido pela Magna Carta e pelo Parlamento. Mas isso não significou ameaça à unidade territorial ou um poder central enfraquecido, muito pelo contrário. Comandada pelo rei, conforme os limites impostos pelo Parlamento, a Inglaterra tornar-se-ia  um dos países mais poderosos da Europa, a partir do século XVI. Até hoje, a Inglaterra é que tipo de monarquia?


7)    Qual foi um dos primeiros países da Europa a consolidar um governo forte, centralizado na pessoa do rei?


Segue agora as questões Matemática das respostas em ordem:

1ª questão:

a)    7 - 16 =
b)    16 – 26 =
c)    36 - 30 =
d)    – 51 + 40 =
e)    - 40 + 26 =
f)    57 – 60 =

2ª questão

1ª cruzadinha

a)    – 3 + (-9) + 3 =
b)    9 – (-2) – 8 =
c)    – 4 + (-10) =
d)    107 – (+108) =
e)    – 12 – (-8) -8 =
f)    14 – (+14) – 14 =

2ª cruzadinha

a)    + 4 – 3 =
b)    1 – (+1) =
c)    12 – 4 – (+5) =
d)    – 3 . (-1) + 2 =
e)    – (-6) + 3 . 0 =
f)    2 . (-3) – 2 = 
g)    15 . (-1) + 1 = 
h)    3 . (-2) – (-3) = 

3ª cruzadinha

a)    6 . (-2) + 2 =
b)    (-7) . (-2) – 10 = 
c)    3 . 0 . (-2) + 1 = 
d)    (-7) . 2 + 0 = 
e)    (-1) . (+1) + 2. 0 = 
f)    (+10) . (-1) + 3 = 
g)    8 . 2 – (-7) . (-3) – 9 = 

3ª questão

1ª cruzadinha

a)    (-9) . (+7) + 66 = 3
b)    (-8). (+2) + 2. 0 + 6 = -10
c)    4 + (-7) + 3. (-1) = -6
d)    3. (-2) + (-2). (-5) = 4

2ª cruzadinha

a)    (-3). (+5) + 2 =
b)    (-15): (-3) + 1 =
c)    (-24): (-8) = 
d)    [(-3). (+8)]: 3 = 
e)    2.2 + 2 = 
f)    (-3). 4 – (-2) = 
g)    (-15) : (-5) – (-1) = 
h)    (-3). (+1) – 3 =
i)    [(-7). 4] : 2 = 

3ª cruzadinha

a)    – (+9) + 2. 0 =
b)    – (+7) – 3 = 
c)    (-6). (+6) + 42 = 
d)    (-11). (+2) + 11 = 
e)    (-2). (+5) – 4 = 
f)    – (-9) + (-3). (+5) = 
g)    7 – (-2). (-1) – 1 = 

4ª questão

a)    6. 0. (-2) – 6 =
b)    +13 - (+15) = 
c)    (-2). (-1) – 1 = 
d)    (-3). (-2). 0. (-1) = 
e)    4. 7 – 24 = 
f)    (-4). (-5) – (+15) = 
g)    (+4). (-3) + 6.2 = 
h)    (-4). (+3) + 4. 4 = 

5ª questão

a)    (-7). (+7) + 40 =
b)    (-3). (-9) : 9 =
c)    3. (-5) + 1 = 
d)    1 – (+1) – 1 = 
e)    [-12: 4]. 4 = 
f)    (-3).(+5) + (+5) = 
g)    (2.8): 4 = 
h)    (-4). (+4) + 2 = 

6ª questão

a)    7.(-2) – (-5).3 =
b)    8.(-2) + 2 = 
c)    (-21) : (-7) = 
d)    2.(-2) + 1 = 
e)    – (-10) – 24 = 
f)    (-5)(-5) + 2.0 – 27 = 
g)    (100) : (-10) = 
h)    (5)(-2) – (-9) = 
i)     (-30) : (-6) = 
j)     – (+17) + 3.1 = 
k)    – (-24) : (+8) = 
l)    (-48) –(-42) = 
m)   2.0 +(-28) : (-4) – 3 = 
n)    (-36) : (-6) – 1 = 
o)    (-7).(-2).(-1) = 

7ª questão

a)    (-4) : (-1) + (-3) =
b)    (-7).(-4) + (-14).(+2) = 
c)    (-39) : (-13) = 
d)    (-1).(-5) + (-2).0.1 = 
e)    (-48) : (-8) = 
f)     (-21) : (+3) + (-1).1 = 
g)    (-12).2 + 5.2 = 
h)    (-12) : (-4).(-1) =

Lembrando novamente que cada resposta das questões matemáticas correspondem a uma letra, em ordem, das respostas das questões de História, e como eu sou mal apaguei as respostas que havia para que vocês tenham que resolver antes de aplicar essa aula e não confiar em tudo o que se posta na internet, não precisa me agradecer! haha
Segue tabela do alfabeto colorida:


Não esqueça de pedir para assim que os alunos vão terminando a cruzadinha já entregar para o professor, pois por experiencia própria, quando um termina os outros ao redor vão parar de fazer e tentar copiar alguma coisa.
OBS: Eu queria ter colocado algumas fotos desta aplicação aqui mas eu não possuia os direitos de imagem.

Espero que todos comecem a acompanhar o blog do Pibid da Matemática, pois teremos vários conteúdos diferentes semanalmente, trabalhar com a matemática sempre foi cansativo e enjoativo para os alunos, vamos mudar um pouco essa visão de disciplina difícil e chata que a maioria dos alunos tem!

Abraço e vão pela lógica.

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