Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Tangram
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
6º
ano
|
Supervisora:
|
Andrea
Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Anelise
Hodecker
Bianca
Cecon
|
Ano:
|
2012
|
Objetivos
Nesse projeto pretende-se trabalhar a
comparação, identificação, descrição, classificação e desenhos de formas
geométricas planas, desenvolvendo o raciocínio lógico e geométrico: habilidades
de visualização, percepção espacial e análise de figuras do aluno.
Materiais
- Folha de papel A4;
- Tesoura;
- Régua;
- Lápis de cor;
- Lápis de escrever.
Metodologia
Inicialmente
cada aluno deve receber uma folha A4 branca, juntamente com uma régua e uma tesoura.
A partir desse momento monitorar o início das dobraduras da folha para a
criação do tangram, sendo assim devem ser realizados os seguintes processos
descritos abaixo:
·
Primeiro
passo: com uma folha
de papel A4, se obtém um quadrado através das seguintes dobras e recorte.
·
Segundo
passo: dobra-se o
quadrado ao meio e recorta-o de modo a obter dois triângulos (A e B).
·
Terceiro
passo: dobra-se o triângulo
A no meio para obter dois triângulos mais pequenos (1 e 2).
·
Quarto
passo: dobra-se o
triangulo B ao meio, em seguida abre-se novamente o triângulo e dobra-se o
vértice oposto, para obter o triangulo 3.
·
Quinto
passo: dobra-se o
trapézio ao meio, a seguir dobrar uma das partes e recortar de modo ao obter o triângulo 4 e o quadrado
5.
·
Sexto
passo: dobra-se o
trapézio e recorta-o para obter o triangulo 6 e o paralelogramo 7.
No fim da construção das peças do
tangram, os alunos devem ser orientados a montar novamente o quadrado inicial,
utilizando as sete peças resultantes dos processos realizados, obtendo o
seguinte resultado:
Após a observação do quadrado montado com as peças do
tangram, propor aos alunos que pintem cada uma de suas peças (os dois lados)
com cores diferentes. A partir daí mostrar aos alunos algumas figuras que podem
ser formadas, pedindo que tentem montar novas e desenhar no caderno o esboço de
três delas.
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Tangram
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
6º ano
|
Supervisora:
|
Andrea Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Anelise Hodecker
Bianca Cecon
|
Ano:
|
2012
|
Relatório de Aplicação: Tangram
Data: 17/09/2012 Duração:
1 aula Número
de alunos: 31
Turma: 6º ano Período:
Matutino Organização:
Individual
Inicialmente
foi realizada a apresentação das bolsistas, e foi apresentado o
projeto que seria realizado no decorrer da aula, e que se daria continuidade
desse projeto nas próximas aulas de Matemática.
Na
primeira etapa do projeto foi apresentado aos alunos um cartaz contendo a forma
inicial do tangram e cinco possibilidades de figuras formadas pelo mesmo. Foi
falado sobre o tangram que é um quebra-cabeça
chinês que o tangram pode formar mais de 1700 figuras de
diferentes formas, entre elas animais, letras, símbolos,
plantas, pessoas, entre outras.
Na
segunda etapa foi proposto que individualmente cada um dos alunos construísse
seu próprio tangram, seguindo as orientações
que foram dadas pelas monitoras.
No
decorrer da aula os alunos seguiram as orientações
dadas pelas monitoras e conforme foi proposto cada aluno construiu seu próprio
tangram. Ao término da etapa de construção
do tangram os alunos montaram a matriz do tangram que é
um quadrado.
Quando
todos os alunos conseguiram formar a matriz do tangram, foi recomendado que
cada um pintasse suas peças do tangram (em ambos os lados), cada
peça com uma cor diferente.
De
acordo com as cinco possibilidades apresentadas, solicitar que os alunos
montassem outras figuras e registrassem no mínimo
três no caderno.
A
professora dará continuidade ao projeto nas próximas
aulas de matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário