Área:
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Matemática
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Conteúdo:
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Resolução de problemas
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Coordenadora:
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Márcia
Aurélia Stopassoli
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Turma:
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7ª
Série
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Supervisora:
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Josiane
Bernz Siqueira
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Ensino:
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Fundamental
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Bolsistas:
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Ana
Paula Poffo
Jéssica
Sabel
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Ano:
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2012
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Material
Instrucional: ESTRATÉGIAS DE
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Objetivos
- Ler;
- Interpretar;
- Retirar dados;
- Definir estratégia de resolução;
- Calcular.
Materiais
- Projetor multimídia;
- Notebook;
- Folhas para resolução;
- Canetas.
Metodologia
Organizar os estudantes em grupos de 4 a 6 e
entregar folhas e caneta para resolução. Em seguida apresentar no projetor
multimídia, problemas diversos para que em grupo, eles possam debater e
resolver os problemas.
Depois de resolvido (5 a 10 min) socializar com a
turma a estratégia de cada grupo.
PROBLEMAS
DE INTERPRETAÇÃO
1º Problema:
A soma de três
números consecutivos é 63. Quais são esses três números?
Para a resolução
deste problema, os alunos deveriam não só compreender o seu enunciado - aí
incluídos os significados das palavras que o compõem – como também ter
disponíveis os conhecimentos matemáticos necessários para sua resolução.
Neste problema
era importante que os alunos conhecessem o significado da palavra consecutivo
quando referida a um contexto (números consecutivos), bem como compreender que três
números consecutivos só terão sentido no conjunto dos números inteiros, de tal
forma que o segundo número é uma unidade maior que o primeiro e, ao mesmo
tempo, uma unidade menor que o terceiro. Uma outra necessidade seria o
conhecimento do significado da palavra soma, que os alunos deveriam relacionar
à operação adição (ao resultado da operação adição).
Neste caso, a
não compreensão dos termos “números consecutivos” e “soma” impossibilitaria a
resolução deste problema.
Quanto à
resolução do problema propriamente dito consideramos que os alunos poderiam recorrer
a uma das estratégias seguintes:
Estratégia 01:
O aluno poderia
ir tomando os números de três em três, somando-os até chegar aqueles cuja soma
é 63, ou seja, poderia resolver o problema por tentativas de forma aleatória,
sem qualquer parâmetro a não ser o fato de que a soma dos três números deveria
ser 63.
Por exemplo:
15 + 16 + 17 =
48,
23 + 24 + 25 =
72,
19 + 20 + 21 =
60,
20 + 21 + 22 =
63.
Neste caso, os
conhecimentos necessários seriam o significado da expressão “números
consecutivos” e
o algoritmo da adição.
Estratégia 02:
Os alunos
poderiam dividir 63 por 3, por compreenderem que, pelo fato de os números serem
consecutivos, o resultado estaria próximo do quociente da divisão, de modo que
pela divisão obteriam um número que poderia ser um dos números procurados e os
outros estariam próximos a ele.
63 /3 = 21
Neste caso os
números seriam 20,21 e 22, ou seja, o antecessor de 21 e o sucessor de 21.
Os conhecimentos
necessários para o uso desta estratégia, seriam o algoritmo da divisão e o que
sucessor e antecessor de um número inteiro.
Estratégia 03:
A terceira
estratégia consistiria na utilização da linguagem algébrica para representar a
situação
problema. Assim os números poderiam ser indicados por x, x + 1 e x + 2 ou x –
1, x,
x + 1, e sua
soma seria 63.
x + x + 1 + x +
2 = 63
3x = 63 – 1 – 2
3x / 3= 60 / 3
x = 20
Como 20 + 21 +
22 = 63, os três números consecutivos seriam 20, 21 e 23.
Consideramos,
que para o uso desta terceira estratégia, os alunos deveriam ter conhecimentos como:
saber representar, por meio de linguagem algébrica, os elementos envolvidos no enunciado
(representação de números consecutivos), saber o significado de uma equação, saber
resolver uma equação de primeiro grau com uma incógnita, bem como ser capaz de interpretar
a solução para fornecer a resposta pedida no enunciado.
Entretanto, esta
estratégia poderia ser utilizada somente por alunos de 8ªsérie, e não pelos alunos
de 5ªsérie, dado que estes ainda não tiveram contato com a linguagem algébrica.
Estratégia 04:
Uma outra
estratégia que resolveria a questão seria o uso da soma dos termos de uma
Progressão
Aritmética Finita (PA), uma vez que o problema trata de uma seqüência numérica
cuja razão é uma
unidade.
Se conhecida a
fórmula da soma dos termos de uma progressão aritmética finita,
Sn = (a1 + an) . n , a
solução seria
2
Resolução: 63 =
[a1 + (a1 + 2)] . 3
2
126 = [2a1 + 2] . 3
126 = 6a1 + 6
126 – 6 = 6a1
120 = 6a1
a1 = 20
Então, 20 seria
o primeiro termo dessa PA e os outros seriam 21 e 22. Logo, os números
consecutivos são
20, 21 e 22.
No entanto,
consideramos que nenhum aluno, tanto de 5ª série como de 8ª série, fariam uso
de tal estratégia pelo fato desta envolver conhecimentos e procedimentos
matemáticos que, habitualmente, são abordados somente no Ensino Médio.
2º Problema
Com R$ 8,00,
posso comprar dois gibis, três pacotes de figurinhas e ainda sobram R$ 2,00 de
troco. O gibi custa R$ 1,00 a mais do que o pacote de figurinhas. Quanto custa
o gibi? E cada pacote de figurinhas?
Estratégia 01:
Após subtrair os
dois reais de troco e perceber que tinham R$ 6,00 para comprar 5 objetos (os
dois gibis e os três pacotes de figurinhas), eles deveriam dividir R$ 6,00 por
5, de modo que o quociente obtido na divisão servisse como ponto de partida
para se chegar ao resultado esperado. Para o uso da Estratégia 1, o aluno
deveria saber usar o algoritmo da divisão, em um caso em que quociente não é um
número inteiro.
6,00 / 5 =1,20
A partir desse
resultado e reconhecendo que os objetos não têm todos o mesmo preço (R$ 1,20),
o aluno iria retirando centavos do preço das figurinhas e acrescentado no preço
do gibi, e controlando o resultado (somando o preço de dois gibis com o de três
pacotes de figurinhas) até chegar a valores que resolvem, de fato, o problema.
GIBI R$ 1,20
FIGURINHAS R$ 1,20
GIBI R$ 1,35
FIGURINHAS R$ 1,10
GIBI R$ 1,50
FIGURINHAS R$ 1,00
GIBI R$ 1,65
FIGURINHAS R$ 0,90
GIBI R$ 1,80
FIGURINHAS R$ 0,80
Por certo esta
estratégia, requer do aluno grande atenção e controle sobre essa ação de
retirada e acréscimos, principalmente pelo fato de que o número de gibis não é
igual ao número de pacotes de figurinhas. Uma outra dificuldade vai residir no
fato de que os valores dos objetos não são números inteiros.
Estratégia 02:
Os alunos também
poderão resolver o problema, subtraindo no início os dois reais a mais que
custam os dois gibis, considerando a partir daí que cada objeto comprado custe
o mesmo preço.
6,00 - 2,00 =
4,00
4,00 / 5 = 0,80
Como o gibi
custa um real a mais, então o preço de cada gibi será:
Preço = 1,00 +
0,80
Logo, o preço de
cada gibi é igual ao preço de um pacote de figurinhas mais um real ou R$ 1,80.
E o preço de
cada pacote de figurinha:
E cada pacote
figurinhas custa R$ 0,80.
Esta é uma
estratégia que pode ser utilizada quando a criança faz ligação desta questão
com a seguinte, por exemplo, “Comprei uma camisa e um par de meias por R$ 30,00
Se a camisa custou R$ 10,00 a mais que o par de meias, quanto custou cada
peça?”, pois ambas tem a ambas têm a mesma estrutura de resolução.
Estratégia 03:
Os alunos
poderiam também utilizar procedimentos algébricos, representando os dados por
meio de uma equação de 1º grau com uma incógnita ou de um sistema de equações;
Se x representa
o preço do pacote de figurinhas e x+1, o de um gibi, poder-se-ia representar a
situação problema por
3x + 2(x + 1) =
6,00.
Resolvendo a
equação:
3x + 2x + 2 =
6,00
5x = 6,00 – 2,00
5x /5 = 4,00/5
x = 0,80
Para o uso desta
estratégia, além, é claro do conhecimento da linguagem matemática, o aluno
ainda deveria saber interpretar o resultado obtido na resolução da equação, ou
seja saber quem ele designou por x no início da resolução.
Qualquer que
seja a estratégia utilizada, a familiaridade do aluno com representações
pictóricas poderia ser um apoio a mais para a compreensão e a resolução do
problema.
3º Problema
O perímetro de um retângulo é 72cm. Sabendo que o lado maior é o dobro
do menor encontre as medidas dos lados do retângulo.
Este problema tem, em seu enunciado, palavras que têm significados
precisos no contexto matemático: perímetro, dobro, retângulo e medidas. Se
esses significados não forem conhecidos, a resolução fica impossibilitada, ou
seja, é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios em relação a esses
significados para ele representar, de alguma forma, a relação quantitativa
entre os elementos matemáticos que fazem parte do enunciado.
Além disso, o fato de o problema apresentar apenas um número no
enunciado poderia dificultar sua resolução, uma vez que os alunos deveriam
retirar dos dados os outros números a serem utilizados no cálculo.
A resolução deste problema requer que os alunos consigam representar, de
alguma forma, a relação quantitativa entre os elementos matemáticos que fazem
parte desse enunciado. Na resolução, poderiam utilizar apenas operações básicas
da aritmética ou recorrer ao repertório algébrico para chegar à resposta
solicitada.
Consideramos que os alunos poderiam recorrer a uma
das estratégias para sua resolução:
Estratégia 01:
O aluno poderia dividir 72 por 4, e depois, por tentativas, procurar os
números que obedecessem aos critérios do problema.
72/4 = 18
Lado maior: 18+18= 36
Lado menor: 9 + 9 = 18/54
Lado maior: 20+20= 40
Lado menor: 10+10= 20/60
Lado maior: 22+22= 44
Lado menor: 11+11= 22/66
Lado maior: 24+24= 48
Lado menor: 12+12= 24/72
Logo, o lado maior do retângulo mede 24 cm e o menor 12cm.
Para o uso desta estratégia o aluno deveria compreender que um retângulo
tem 4 lados, sendo que dois deles possuem medidas que são iguais ao dobro da
medida dos outros dois lados e dominar o algoritmo da divisão e da adição.
Estratégia 02:
Os alunos também poderiam fazer a representação do retângulo e,
aleatoriamente, ir distribuindo os 72 cm nos lados, de maneira que a medida do
lado maior tenha o dobro da medida do menor.
10 + 10 = 20
5 + 5 = 10/30 cm 30
+ 30 = 60
15 + 15 = 30/90 cm
20 + 20 = 40 24
+ 24 = 48
10 + 10 = 20 / 60cm 12
+ 12 = 24 / 72cm
Logo, o lado maior mede 24 cm e o menor 12 cm.
Para o uso desta estratégia, os alunos deveriam conhecer a forma
geométrica de um retângulo, bem como saber o que significam as palavras dobro e
perímetro, dominar o algoritmo da adição e estar atentos para o controle do
fato do lado maior ter medida igual ao da medida do lado menor.
Estratégia 03:
Há ainda a possibilidade de resolver este problema utilizando-se da
linguagem algébrica, ou seja, os alunos precisariam representar a situação
problema na forma de equação do 1º grau com uma incógnita e resolvê-la.
Lado maior: 2x
Lado menor: x
2x + 2x + x + x = 72
6x/6 = 72/6
x = 12
Desta forma, também chegariam ao resultado esperado: As medidas dos
lados do retângulo são 24 e 12 cm.
No entanto, para o uso desta estratégia, os alunos deveriam saber
representar a situação por meio da linguagem algébrica, saber resolver uma
equação e saber interpretar o resultado obtido, para fornecer a resposta
solicitada na questão.
REFERÊNCIA
Lopes,
Sílvia Ednaira, Alunos do ensino fundamental e problemas escolares: leitura e
interpretação de enunciados e procedimentos de resolução / Sílvia Ednaira
Lopes. Maringá: 2007. Disponível em: http://cienciaematematica.vivawebinternet.com.br/media/dissertacoes/0c6078cfbd0d293.pdf
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