Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Polinômios
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Ana
Paula Poffo
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS
Objetivos
- Compreender operações com polinômios;
- Realizar operações com polinômios na forma algébrica e geométrica.
Materiais
- Caderno;
- Lápis de cor azul e vermelha;
- Papel cartão vermelho e azul;
- Tesoura;
- Régua.
Metodologia
O professor deve fazer uma introdução sobre
polinômios, explicar as operações, primeiro na forma geométrica e depois na
forma algébrica.
Primeiramente cada aluno deverá fazer 20
quadrados vermelhos e 20 azuis com lado 4 cm; 20 quadrados vermelhos e 20 azuis
com lado 2 cm; 15 retângulos vermelhos e 20 azuis com lados 4 cm e 2 cm. Os
quadrados maiores representam o x², os quadrados menores representam o y² e os
retângulos representam xy. A cor azul representa valores positivos e a cor
vermelha valores negativos.
Por
exemplo, dois quadrados vermelhos de x² com dois quadrados azuis de x², resulta
em zero quadrados de x². Logo cada quadrado ou retângulo vermelho elimina um
azul e/ou vise e versa.
Exemplos:
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Polinômios
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Danielle
Paná Vergini
|
Ano:
|
2012
|
Relatório
de Aplicação: OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS
Data: 30/03/2012 Número de alunos: 53 alunos
Turma: 7ª D, E
Período:
Vespertino
Duração:
1
aula cada Turma (38 min) Organização: Duplas
Primeiramente
a professora Josiane explicou como funciona o material fazendo um exemplo no
quadro onde havia quadrados e retângulos azuis e vermelhos. Os azuis
representavam os termos positivos e os vermelhos os termos negativos.
Os
quadrados grandes eram representados por “a²”, os quadrados pequenos valiam
“b²” e os retângulos iguais a “a.b” respeitando as respectivas cores.
Passamos
dois exercícios para os alunos resolverem em dupla, entregamos um material para
cada grupo e papel A4 onde teriam que fazer na folha o desenho (resposta)
obtido. Os estudantes usaram canetas e lápis de cor azul e vermelho para
simbolizar os positivos e os negativos.
Na resolução percebemos que muitos alunos
entenderam com facilidade, pois as mesmas figuras com cores diferentes
cancelavam-se e isso ajudou bastante para um melhor entendimento na resolução
de exercícios de adição e subtração de polinômios e assim os alunos assimilaram
as cores com os sinais sendo uma aula diferenciada e produtiva.
Considerações da Professora:
Percebi que
alguns estudantes compreenderam melhor o assunto, principalmente a mudança de
sinal na subtração. Os estudantes que possuem deficiências cognitivas
desenvolveram muito bem a atividade, até com mais facilidades que os demais.
Acredito que a
maioria compreendeu as propriedades aplicadas como cancelamento e soma de
termos semelhantes.
Penso que devo
aplicar este material novamente em outros momentos do ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário