Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
frações
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Ana Paula Poffo
Jéssica Sabel
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: Dominó de frações
Objetivos
- Calcular operações com frações;
Materiais
- EVA, papel contato, tesoura, cola, régua, caneta.
Metodologia
O jogo segue as regras do dominó tradicional, as pedras oferecem
cálculos e respostas que devem ser colocadas na ordem correta, a pedra “branca”
substituirá qualquer resultado ou operação.
A
quantidade de jogadores pode ser: 2, 3 ou 4 alunos.
ü
Dois alunos: 7 pedras para
cada, 14 pedras constituirão o monte,
podendo começar com qualquer pedra e quando não tiver o resultado tem que
comprar no monte.
ü
Três alunos: 7 pedras para
cada um, 7 pedras no monte.
ü
Quatro alunos: 7 pedras para
cada um. No jogo com quatro alunos não teremos o monte, aquele que não obter o
resultado para jogar passa a vez para o próximo. O ganhador é quem terminar
todas as pedras primeiras ou estiver com o menor número na mão e para saber
deve-se resolver a divisão ou a multiplicação e somar os resultados.
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
frações
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Jéssica
Sabel e Ana Paula Poffo
|
Ano:
|
2012
|
Relatório
de Aplicação: Torre de Hanói e Dominó de Frações
Data: 20/03/2012 Número de alunos:30 alunos
Turma: 7ª C Período:
Matutino
Duração:
45min Organização: grupos de quatro alunos
Por Ana Paula Poffo
- No dia 20 de março 2012 eu e Ana voltamos na escola Zenaide para iniciar
novas atividades. Nas primeiras aulas começamos a ler alguns materiais sobre a
prova Brasil, e retirar da prova, da edição anterior as questões que os alunos
conseguiriam resolver nas 7 série.
Na última aula fomos na 7série C e
aplicamos a torre de Hanói e um dominó de divisão de fração, divisão e regras
de sinais. Os alunos se dividiram em grupos e alguns jogaram a torre e alguns o
dominó depois eles trocaram.
Ao passar nos grupos percebemos algumas
dúvidas de regras de sinais e resultados, alguns alunos estavam bem entretidos
nos jogos outros nem tanto mas tentaram jogar, outros achavam difícil a torre,
para outros relembramos a divisão de fração. Percebemos que tinha bastante
barulho em sala mas achamos normal por estar trabalhando com jogos.
Por Jéssica Sabel
- No dia 20 de março 2012 eu e Ana
voltamos na escola Zenaide para iniciar novas atividades. Nas primeiras aulas
começamos a ler alguns materiais sobre a prova Brasil, e retirar da prova, da
edição anterior as questões que os alunos conseguiriam resolver nas 7 séries.
Na última aula fomos na 7série C e
aplicamos a torre de Hanói e um dominó de divisão de fração. Os alunos se
dividiram em grupos e alguns jogaram a torre e alguns o dominó depois eles
trocaram.
Ao passar nos grupos percebemos algumas
dúvidas de regras de sinais e resultados, alguns alunos estavam bem entretidos
nos jogos outros nem tanto mas tentaram jogar, outros achavam difícil a torre,
para outros relembramos a divisão de fração.Percebemos que tinha bastante
barulho em sala mas achamos normal por estar trabalhando com jogos.
Considerações
da Professora:
Neste dia as
bolsistas se dedicaram a organizar o simulado da prova Brasil, estudaram as
matrizes de referencia do PDE – Prova Brasil e navegaram no site do MEC para
descobrirem dados importantes sobre esta avaliação nacional, que resultou no
download de uma prova modelo disponível no site.
Na última aula
do período matutino elas me acompanharam na sala da 7ª série C, e aplicaram a
torre de Hanói do NEEM, e o dominó de frações elaborado por Ana.
No momento da
aplicação a turma estava agitada, era a última aula dia, o que preocupou um
pouco as bolsistas. Percebi que elas se irritaram um pouco com o barulho e
pontuei algumas questões que estavam acorrendo no momento e que elas deveriam
considerar;
ü
O barulho e a conversa também faz
parte da escola e da aula;
ü
Última aula do período;
ü
Os estudantes estavam numa situação
diferente da aula, em grupos, o que gera conversa;
ü
Jogos em grupos sempre geram conversa,
se não tem barulho significa que não estão jogando, além do mais, quando
estamos numa situação de jogo o mais divertido é rir do amigo que não acertou a
jogada ou rir de si mesmo quando consegue.
Neste dia não consegui ficar atenta aos estudantes, minha
atenção foi toda para as bolsistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário