Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Matemática Geral
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
3ª Série
|
Supervisora:
|
Andrea Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Médio
|
Bolsista:
|
Dionara Almeida
|
Ano:
|
2011
|
Material Instrucional:
Jogo Show do Milhão
Objetivos
Utilização
de metodologia alternativa, com uso da tecnologia para tornar as aulas mais
atraentes para os alunos, obtendo-se assim melhores resultados no processo de ensino
e de aprendizagem; Averiguar como os alunos do 3º ano do Ensino lidam com
questões de Matemática Básica.
Introdução
Buscando
avaliar os resultados obtidos com a utilização de jogos com finalidades
educativas, será utilizada uma adaptação do jogo “Show do Milhão” para fixar
conceitos de Matemática.
Metodologia
A
utilização didática do jogo pelo professor seguirá as seguintes fases:
1ª fase:
Demonstração do Jogo Show do Milhão Matemático
- Será
apresentado aos alunos como funciona o jogo “Show do Milhão Matemático” (regras,
disposições das perguntas, tempo de respostas, premiações, etc);
- Definição
dos participantes: composta por 8 participantes, o restante dos alunos irão participar
com as Placas.
2ª
fase:
Aplicação do Jogo Show do Milhão Matemático
- Foi feita
uma adaptação do jogo “Show do Milhão” do SBT, para a sala de aula. Trata-se de
um jogo de perguntas e respostas, de nível crescente de dificuldade, na qual o
jogador deve escolher entre quatro alternativas que lhe são apresentadas, sendo
apenas uma verdadeira;
- À medida
que responde corretamente, o jogador vai ganhando pontos e passa para a fase
seguinte. Cada fase tem um valor diferente em pontos, que o jogador vai
ganhando, até chegar à pergunta que vale “um milhão”;
- O game
show consiste em três rodadas e uma pergunta final: a primeira contém 11
perguntas, que valem R$ 1.000,00, R$ 2.000,00, R$ 3.000,00, R$ 4.000,00, R$
5.000,00 e R$ 6.000,00. A segunda rodada possui seis questões com os seguintes
valores: R$ 10.000,00, R$ 20.000,00, R$ 30.000,00, R$ 40.000,00, R$ 50.000,00 e
R$ 60.000,00;
- A
terceira rodada tem seis perguntas que vão de R$ 100.000,00 a R$
600.000,00, sendo que cada pergunta vale cem mil reais a mais que a anterior.
Até esta etapa, o participante pode parar e levar o que já ganhou até ali ou
então arriscar. Caso erre a resposta, fatura metade do dinheiro que havia
conquistado;
- A última
rodada vale R$ 1.000.000,00.
- A
pontuação não é cumulativa e nos três primeiros níveis o aluno tem direito a
quatro auxílios: cartas, placas, universitários e pulo.
Onde:
- Universitários: Pessoas convidadas da comunidade
escolar, com mais experiência acadêmica que os educandos, que dão suas
respostas à pergunta e cabe ao participante confiar ou não;
- Cartas: O participante escolhe uma dentre quatro
cartas de baralho apresentadas pelo professor. Se tirar o “Rei”, nenhuma
alternativa errada é eliminada. O “’Ás” elimina uma alternativa, o “Dois”
elimina duas alternativas e “Três” elimina todas as três alternativas erradas,
restando apenas a correta;
- Placas: Os demais alunos levantam placas
referentes à alternativa correta que acham ser a correta. É facultativo ao
participante confiar ou não na sugestão;
- Pulos: O participante pode “pular” a pergunta
caso não saiba a resposta. Pode utilizar-se deste recurso no máximo por três
vezes;
À
medida que acerta às respostas o jogador vai conquistando os pontos, mas se
erra uma resposta, o jogo termina e o jogador fica apenas com metade do valor
conquistado, com exceção da pergunta do milhão que, se for respondida de forma
incorreta faz o concorrente perder toda a pontuação que conquistou.
O
jogador pára no momento que desejar, ficando com o valor correspondente à
pontuação conquistada.
Avaliação
A
avaliação será composta de duas partes:
1 - Será
observada a participação e o empenho do aluno durante jogo e o número de
rodadas que aluno participou;
2 - Será aplicado e
analisado o questionário, entregue no final da aula.
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Matemática Geral
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
3ª Série
|
Supervisora:
|
Andrea Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Médio
|
Bolsista:
|
Dionara Almeida
|
Ano:
|
2011
|
Relatório de
Aplicação: Jogo Show do Milhão
Data: 05/10/2011 Duração: 3 aulas Número
de alunos: 19
Turma: 3ª 02 Período: Noturno Organização:
8 alunos para o jogo e os
demais
auxiliando nas placas.
Utilizamos
a sala de vídeo, um computador e o projetor multimídia.
Foi
apresentado aos alunos o modo de jogar o jogo “Show do Milhão Matemático” (regras,
disposições das perguntas, tempo de respostas, premiações, etc). Então foram
definidos os 8 participantes e o restante dos alunos participaram com as placas.
A
bolsista manuseou o computador, para colocar as respostas que os alunos
escolhiam. À medida que o aluno errava era eliminado da competição, porém
ficava com o grupo, até o último sair.
Na
primeira rodada, a bolsista entregou alguns brindes para os 8 alunos que
participaram, na proporção da colocação. Os alunos gostaram tanto, que tivemos
que fazer mais uma rodada, todos participaram mesmo os que estavam na platéia.
Constatamos
os assuntos que os alunos tiveram mais dificuldades de responder, que foi Seno,
Cosseno e Tangente, sendo que este foi definido o conteúdo do próximo Mini Kit.
Ao
final foi aplicado um questionário sobre jogos, individualmente, que a bolsista
levou para análise da aplicação e da aceitação dos alunos.
Onde encontro o programa do computador para simular o show do milhão?
ResponderExcluirWordwall
Excluirtenho um em slide que eu mesmo criei
ResponderExcluirOLA! PRECISO DE UM SLIDE PARA FAZER ESSE JOGO. VOÇE PODERIA ME PASSAR?
Excluir