Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Aviões
de papel
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª
Série
|
Supervisora:
|
Andrea
Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Cristiane
Luiza Gesser
Nayara
Ziebell
|
Ano:
|
2011
|
Material
Instrucional: Aviões de papel
Objetivos
Chamar
a atenção do aluno para que ele perceba que através de uma brincadeira com
aviões de papel podemos trabalhar vários conceitos da matemática: geometria, medidas
de grandeza e conceitos iniciais da Física.
Materiais
- Folha de papel A4;
- Tesoura;
- Grampeador ou cola.
Metodologia
Primeiramente,
cada aluno montará um avião de papel de sua preferência, depois cada aluno pegará
uma nova folha e recomeça sua montagem, porém desta vez registrando com
desenhos e explicações cada passo da montagem. Então, observando seus desenhos,
cada um deve fazer uma lista de todas as formas geométricas que encontrou
durante a dobradura.
Depois
de prontos os aviões, cada um tem a oportunidade de arremessar seu avião e
analisar qual sua finalidade: se ele é veloz, se fica mais tempo no ar, se voa
mais longe ou se faz manobras.
Quando
definida a finalidade de cada modelo de avião, dividimos a turma em grupos e
propomos um torneio onde cada grupo ira mostrar suas habilidades em arremesso
de aviões. Um dos grupos deve ser o grupo de juízes que ira avaliar o
desempenho dos aviões. Estes alunos deverão cronometrar o tempo de vôo, medir a
distância, calcular a velocidade e atribuir notas para pontaria e manobras,
utilizando a tabela:
Equipe:
|
||||
VELOCIDADE
|
DISTÂNCIA
|
TEMPO PLANADOR
|
MANOBRAS
|
PONTARIA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL DE PONTOS:
|
Iniciando
o torneio cada grupo tem um tempo para montar alguns modelos e testá-los, em
seguida, iniciamos os arremessos. Um aluno de cada equipe é o que arremessa.
este por sua vez tem duas chances para jogar, valendo o vôo em que a pontuação
for maior. Primeiro arremessa para distância (medida em metros), depois para
tempo no ar (medido em segundos), velocidade (média da distância/tempo),
pontaria (é dado um alvo) e manobras (atribuem-se notas).
Então,
fazemos uma media de pontuação entre todas as modalidades, e é campeã a equipe
que obter a maior pontuação.
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Aviões de papel
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Andrea Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Cristiane Luiza Gesser
Nayara Ziebell
|
Ano:
|
2011
|
Relatório de
Aplicação: Aviões de papel
Data: 16/11/2011 Duração: 2 aulas Número
de alunos: 23
Turma: 7ª 02 Período: Vespertino Organização:
Trio e dupla de juízes.
Foi
proposta atividade aos alunos de cada um elaborar um avião de papel de sua
preferência, passamos alguns modelos de montagem para aqueles que não sabiam
montar. Os alunos montaram e testaram os seus, analisando aquele que fica mais
tempo no ar, aquele que voa mais longe, o que tem pontaria, que faz manobras e
que é mais veloz.
Depois
da primeira etapa concluída, pedimos para que eles observassem as formas
geométricas que estavam sendo realizadas, e que eles registrassem os
procedimentos em cada passagem.
A
partir de então foi proposto que se realizasse um campeonato entre a turma. Os
alunos que se destacaram no arremesso de aviões foram escolhidos para serem os
capitães de cada equipe, e estes escolheram mais dois membros para auxiliarem.
Outros dois alunos foram convocados para serem os juízes.
Cada
grupo recebeu o nome de uma cor e papeis da mesma cor para confeccionarem os
aviões. As juízas receberam uma planilha para colocarem a pontuação de cada
equipe.
Primeiro
todos os grupos tiveram 10 minutos para confeccionarem aviões de sua
preferência e testá-los e então separar os que tiveram melhor desempenho. Então
começamos o torneio pedindo que preparassem um avião que fosse específico para
percorrer longa distância, e todos tiveram mais 5 minutos para fazê-los.
Depois, grupo após grupo, arremessou o seu, e as juízas junto com as bolsistas
e a professora fizeram as medições. Depois fizeram um para maior tempo no
ar,onde cronometramos o tempo,após este fizeram o mais veloz,onde fizemos a
média entre a distância e o tempo de vôo, fizeram outro modelo para pontaria,
neste, eles tinham que jogar o avião e acertar dentro de um cesto ou se
aproximar o máximo possível deste, e então um modelo para manobras, ao qual
foram atribuídas notas para as melhores manobras.
Encerrado
o campeonato, a professora juntamente com as bolsistas fez a somatória dos
pontos e definiram o grupo campeão e os demais classificados. Todos os alunos
foram premiados com pirulitos e o grupo campeão ganhou uma caixa de bombons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário