Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Combinação
numérica e operações
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsista:
|
Dalana Fischer
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: JOGO FECHE E CAIXA
O jogo foi aplicado
online no site da revista escola no dia 14/11/12. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/feche-caixa428064.shtml>
Objetivos
- Raciocínio lógico;
- Combinações numéricas;
- Operações: adição e subtração
Materiais
Metodologia
O objetivo é fechar o maior
número possível de casas e perder o mínimo de pontos em cada rodada.
1) Digite
o nome dos participantes;
2) Cada
jogador inicia com 45 vidas, número que será diminuído a cada rodada.
3) O
primeiro jogador “lança” os dados, clicando sobre eles.
4) O
jogador terá então de fechar uma ou duas casas, de forma que o total obtido
(numa casa só ou na soma de duas casas) seja o mesmo que o número de pontos
conseguidos nos dados.
5) O
mesmo jogador continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos
dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas, nesse caso, clica no
botão “não é possível continuar”.
6) O
jogador, então, deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e
tirar o total das 45 vidas que recebe no inicio do jogo.
7) O
próximo jogador então inicia sua participação e repete o procedimento. Podem
jogar até três participantes.
8) Quando
o número de pontos de uma rodada resultar maior que o número de vidas
restantes, o jogador é eliminado.
Importante: quando as casas
7, 8 e 9 estiverem fechadas, o jogador escolhe se quer continuar jogando com um
ou dois dados.
História do jogo: Este jogo foi inventado há muitos e
muitos anos, por marinheiros da Normandia que queriam se divertir durante as
travessias dos mares. Em cada porto que paravam, ensinavam as regras aos
moradores do lugar. E assim ele ficou conhecido no mundo todo.
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Combinação
numérica e operações
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsista:
|
Dalana
Fischer
|
Ano:
|
2012
|
Relatório
de Aplicação: JOGO FECHE A CAIXA
Data: 14/11/2012 Número de alunos: 150
Turma: 7ª A, B, C, D e E
Período: Matutino e Vespertino.
Duração:
45
min. Organização: grupos de 3
estudantes
Por Dalana Fischer: Ao
chegarem à sala de informática, os alunos já estavam empolgados para saber o
que iriam fazer. A professora Josiane explicou, e eles logo começaram a se
divertir.
Na tela o jogo indicava os nomes dos participantes, e
eles com toda a graça colocaram seus apelidos. A dificuldade de fazer as contas
de subtração foi grande, mas com calma eles foram contando nos dedos e achando
o resultado.
Cada aluno que conseguia fechar a caixa e ganhar o jogo,
logo ficava eufórico. Todos os alunos participaram. A brincadeira foi muito
envolvente, fazendo com que eles se viciassem no jogo, dando calma e
tranquilidade para a professora.
Considerações
da Professora:
O jogo foi muito envolvente, atraiu
a atenção de todos, desde os estudantes mais indisciplinados até os professores
de informática e suporte. A brincadeira indica na tela o nome dos três
participantes, personalizando o jogo e as mãos ficam se movendo possibilitando
mais interatividade.
Antes de irmos ao laboratório de
informática passei algumas instruções na sala, os estudantes perguntaram se
precisariam levar caderno e caneta, respondi que não. Entretanto, quando
estavam jogando alguns solicitaram papel para resolverem os cálculos, eu avisei
que não tinha e que eles precisavam resolver mentalmente.
Eram apenas algarismos formados por
unidades e dezenas, porém quando precisavam subtrair números como: 45 – 18
dúvidas surgiram, alguns não conseguiram calcular mentalmente, alguns
conseguiram e outros aprenderam como contar nos dedos completando os valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário