Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
trigonometria
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
3ª Série
|
Supervisora:
|
Andrea Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Médio
|
Bolsista:
|
Roberta Tachini
|
Ano:
|
2011
|
Material
Instrucional: Círculo trigonométrico
Objetivos
·
Reconhecer
a definição das leis seno e cosseno;
·
Compreender
a convencionalidade do círculo trigonométrico;
·
Facilitar a interpretação
e o entendimento do assunto;
·
Auxiliar na resolução de
atividades sem a necessidade do uso de calculadoras.
Materiais
necessários:
- Cartolina;
- Papel milimetrado;
- Compasso;
- Transferidor;
- Tesoura;
- Percevejos.
Metodologia
Entregar
ao aluno um círculo trigonométrico de raio unitário em papel milimetrado.
Solicitar que o aluno, auxiliado pela professora, divida o círculo em ângulos
de 10 graus. Nos eixos referente aos valores Seno e Cosseno, pedir que os
alunos coloquem a graduação, de 0 a 1cm. A seguir serão estudados os conceitos de seno
e cosseno.
Será
entregue aos alunos uma tabela com alguns ângulos para que eles preencham com
os valores encontrados no círculo trigonométrico.
Após
essa primeira compreensão, os alunos serão orientados a construírem o eixo das
tangentes e acrescentarem esses novos valores na tabela iniciada anteriormente.
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Trigonometria
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
2ª e 3ª Séries
|
Supervisora:
|
Andrea Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Médio
|
Bolsista:
|
Roberta Tachini
|
Ano:
|
2011
|
Relatório de
Aplicação: Círculo trigonométrico
Data: 16/11/2011 Duração: 3 aulas Número
de alunos: 40
Turma: 3ª01 e 2ª02 Período: Noturno Organização: Individual
Foram entregues
aos aluno um círculo trigonométrico de raio unitário em papel milimetrado, já
montado com uma flecha de cartolina para indicar os ângulos, presa com um
percevejo no centro. Foi solicitado que o aluno, auxiliado pela professora, dividisse
o círculo em ângulos de 10 graus. Nos eixos referente aos valores Seno e
Cosseno, foi orientado que os alunos colocassem a graduação, de 0 a 1cm. A seguir foram estudados os conceitos de seno
e cosseno.
Foi
entregue aos alunos uma tabela com alguns ângulos para que eles preenchessem
com os valores encontrados no círculo trigonométrico.
Após
essa primeira compreensão, os alunos foram orientados a construírem o eixo das
tangentes e acrescentarem esses novos valores na tabela iniciada anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário