Área:
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Matemática
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Conteúdo:
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Logaritmo
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Coordenadora:
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Márcia Aurélia Stopassoli
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Turma:
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1ª Série
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Supervisora:
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Andrea Cristina Vieira
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Ensino:
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Médio
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Bolsista:
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Roberta Tachini
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Ano:
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2011
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Material
Instrucional: Dominó
Objetivos
·
Reconhecer
as propriedades operatórias dos logaritmos;
·
Compreender
as conseqüências da definição de logaritmos;
·
Proporcionar a competição,
que garante dinamismo, movimento e interesse;
·
Contribuir para o desenvolvimento
social e as relações interpessoais;
Metodologia
Formam-se
grupos de 4 alunos e cada grupo monta um jogo utilizando as conseqüências da
definição (que são 5) e mais duas que envolvem a base 10 e o logaritmo
neperiano, formando assim 7 valores para adequar ao jogo.
Serão
entregues a cada grupo um texto com orientações e o esquema para a construção
dos dominós.
Materiais necessários:
- Papel cartão, folhas A4
com as peças previamente impressas, tesoura e cola.
Construção do jogo
As
peças são entregues sem estarem preenchidas para que os alunos façam a
construção do dominó.
Assim
que finalizada a construção, são formadas as chave da competição, através de
sorteio, e decidem qual será a premiação para a dupla vencedora.
Começa-se
os jogos em duplas ou individuais, em fases eliminatórias.
Instruções
do Jogo
Jogando em dupla: 4
jogadores (2 x 2)
Cada
jogador recebe 7 peças
Jogando
individualmente:
Cada
jogador recebe 7 peças, e 14 peças ficam para comprar no caso do oponente não
ter a pedra da vez.
Objetivo do jogo:
É baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos
habitual). O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar as peças,
geralmente quando as duas pontas do jogo têm a mesmo definição e não existem
mais peças com o mesmo valor na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos peças na mão
ganha.
Quando o jogo acabar normalmente, o jogador que colocou
sua última peça, ganha o número de pontos correspondente ao número de peças do
adversário.
Esquema:
Observar
que, no momento de escrever, em 4 pecas deverá colocar a definição (A) e nas
outras 4 um exemplo da definição (AR).
AR
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A
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BR
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B
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CR
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C
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AR
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B
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BR
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C
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CR
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DR
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AR
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C
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BR
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D
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CR
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ER
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AR
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D
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BR
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E
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CR
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F
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A
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E
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B
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F
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C
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G
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A
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F
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B
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G
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ER
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E
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A
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G
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DR
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ER
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DR
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FR
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DR
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D
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ER
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FR
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F
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D
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GR
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GR
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FR
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GR
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GR
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G
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Área:
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Matemática
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Conteúdo:
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Logaritmo
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Coordenadora:
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Márcia Aurélia Stopassoli
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Turma:
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1ª Série
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Supervisora:
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Andrea Cristina Vieira
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Ensino:
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Médio
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Bolsista:
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Roberta Tachini
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Ano:
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2011
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Relatório de
Aplicação: Dominó
Data: 20/10/2011 Duração: 2 aulas Número
de alunos: 20
Turma: 1ª 02 Período: Noturno Organização:
5 grupos de 4 alunos
Os
alunos se juntaram em grupos de 4 alunos e receberam um texto com orientações e
o esquema para a construção dos dominós. O preenchimento do dominó deveria ser
baseado nas conseqüências das definições de logaritmos, conforme trabalhado em
sala.
Após
preencherem o esquema, receberam as peças do dominó em branco para preencherem
conforme o esquema.
Algumas
dificuldades surgiram, pois os alunos precisavam de instrução a todo o momento,
talvez por que não têm costume de construir materiais, geralmente recebem tudo
pronto.
Os
alunos foram auxiliados pela professora e pela bolsista para o correto preenchimento
das peças.
Como
um dos objetivos da atividade era o de construírem o dominó e, assim,
proporcionar maior assimilação, a aplicação da atividade foi satisfatória.
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