Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Produtos Notáveis
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Danielle Paná Vergini
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: Paródia
Objetivos
- Incentivar o aprendizado através da música;
- Memorizar as regras de produtos notáveis – quadrado da soma de dois termos, quadrado da diferença de dois termos e produto da soma pela diferença de dois termos.
Materiais
·
Ritmo de uma música
·
Regras do conteúdo (como letra da
paródia)
·
Som (CD ou pendrive) .
·
Letra da música impressa
Metodologia
Entregar a letra da música
aos alunos e colocar a música para
tocar, a fim de que os alunos cantem junto com o som:
Produtos Notáveis pra dentro
da cabeça (4x)
O
quadrado da soma... é igual ao quadrado
do primeiro... mais duas vezes o
produto... do primeiro pelo segundo... mais o quadrado do segundo ... é isso aí
pode crer ... pra mim e pra você...ie ie ie...
Produtos Notáveis pra dentro
da cabeça (4x)
O
quadrado da diferença... é igual ao
quadrado primeiro... menos duas vezes o produto ...do primeiro pelo segundo...
Mais o quadrado do segundo... É isso aí pode crer... pra mim e pra você... ie
ie ieeee...
Produtos Notáveis pra dentro
da cabeça (4x)
O
produto da soma pela diferença é igual ao quadrado do primeiro... menos o quadrado do segundo.... iô iô iô iô iô... iô....é isso aí pode crer pra mim e pra
você....ie ie ie ieee...
Produtos Notáveis pra dentro
da cabeça (4x)
Após os alunos cantarem a
música, organizar grupos e solicitar que eles adequem a letra para outro ritmo
que gostem.
Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Produtos
Notáveis
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Danielle Paná Vergini
|
Ano:
|
2012
|
Relatório
de Aplicação: Paródia (Produtos Notáveis)
Data: 22/06/2012 Número
de alunos: 140
Turma: 7ª Período:
matutino e vespertino
Duração:
1
aula cada Turma (38 min) Organização: grupos de 4 a 5 estudantes
Por Danielle Paná
Vergini : Para uma melhor fixação no conteúdo de
Produtos Notáveis, na visita mostramos para os alunos em sala com o som a
paródia com letra das regras do conteúdo, foi entregue para cada aluno a letra
da música para acompanhar. Os alunos gostaram bastante e com isso foi proposto
para eles produzirem também uma paródia com a letra.
Em uma das turmas a
professora pediu para trazer na próxima aula e na outra deu tempo dos alunos
apresentarem suas paródias, foi levado o microfone pra sala e dois grupos apresentaram,
foi bem contagiante os alunos mostraram-se
empolgados e com capacidade
surpreendente.
Considerações
da professora
A ideia da música foi bem
interessante, de inicio os estudantes não gostaram muito porque o ritmo era
reggae, que não é a preferência musical deles. Entretanto, depois que
solicitamos que eles se organizassem em grupos e escolhessem um ritmo de
preferência deles, os ânimos mudaram.
Logo se interessaram e
criaram suas próprias versões, utilizando a mesma letra já que era a regra de
aplicação dos produtos notáveis.
A utilização do microfone e
da caixa de som também foi muito válida, se transformaram em verdadeiros grupos
musicais. Nas aulas seguintes, ainda cantavam a música para resolver as
atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário