- Seleção dos alunos bolsistas (graduandos de Licenciatura em Matemática) e criação de três grupos de trabalho, um para cada escola.
- Reunião com a direção das escolas parceiras e os supervisores indicados, com a presença dos acadêmicos (bolsistas) e coordenador do subprojeto, para apresentação do Programa PIBID, do projeto Minikits seus objetivos, metodologia e plano de atividades e discussão da operacionalização do mesmo no ambiente escolar.
- Introdução dos graduandos (bolsistas) nas Instituições de Ensino definidas como parceiras buscando propiciar a estes oportunidades de conhecer o ambiente escolar, da infra-estrutura disponível, do projeto político pedagógico e da dinâmica administrativa e pedagógica da escola, familiarizando com o seu, futuro, cotidiano profissional.
- Introdução dos acadêmicos, bolsistas deste projeto, na comunidade escolar, para conhecimento das características sócio-econômicas e ambientais da região onde se localiza a escola e o perfil dos alunos, capacitando-os para a futura pratica docente
- Estudo em grupo (licenciando, bolsistas do presente projeto, supervisor indicado pela instituição escolar e coordenador do subprojeto) para elaborar as atividades pedagógicas e/ou a confecção de materiais instrucionais, a serem desenvolvidas para suplementar ou implementar metodologias de ensino para ensino de álgebra e geometria para compor os minikits.
- Discussão e planejamento das atividades e dos materiais dos minikits com o professor supervisor da escola básica.
- Estabelecimento de horário de monitoria para a utilização dos materiais dos minikits, em contra turno do turno regular, para apoio pedagógico aos alunos, como reforço dos conteúdos desenvolvidos pelo professor nas aulas de matemática.
- Participação dos alunos do curso de Matemática, bolsistas neste projeto nas reuniões de pais, de planejamento pedagógico e conselho de classe.
- Estabelecimento de reuniões mensais entre os bolsistas deste projeto, supervisores e coordenador para avaliação do andamento do projeto.
- Acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos da Instituição de Ensino beneficiadas pelo Programa PIBID através da comparação das notas obtidas nas disciplinas e os resultados do IDEB.
- Realização de seminário a cada final de semestre para socialização dos resultados obtidos e reavaliação das ações e atividades previstas no subprojeto.
- Os acadêmicos bolsistas do projeto participarão de eventos Institucionais (Seminário das Licenciaturas e Semana da Matemática) socializando as suas experiências através de apresentação de poster ou comunicação oral.
- Elaboração de texto científico para divulgação e apresentação dos resultados em eventos como: MIPE e Encontro Nacional do Programa PIBID.
- Elaboração de relatório anual e respectiva socialização e disponibilização para a comunidade escolar.
Ação Prevista
Assinar:
Postagens (Atom)