Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Regra de três
|
Coordenadora:
|
Márcia Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Danielle Paná Vergini
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: TABULEIRO DE REGRA DE TRÊS (material
revisado)
Objetivos
- Construir o conceito de grandezas;
- Classificar em direta e inversamente proporcionais;
- Fixar o algoritmo de resolução de regras de três simples
- Calcular regra de três simples.
Materiais
·
Papelão;
·
Cartolina
colorida;
·
Canetinha;
·
Papel
contact.
Obs:
As cores indicam os tipos de grandezas que o exercício aponta, e o papel
contact embala o papelão para ser possível escrever com canetinha e apagar,
utilizando-o em vários exercícios
Metodologia
Para construir o tabuleiro fixa-se a
cartolina no papelão (o papelão serve para dar resistência), na cartolina
colam-se quatro círculos com duas cores distintas, organizadas em colunas.
Acima das colunas deixa-se um espaço para que
as grandezas sejam identificadas, grandeza 1 e grandeza 2. Entre as colunas
ligar com caneta hidrocor os círculos dos extremos e dos meios, formando um
“X”.
Traçar uma reta ao lado das colunas para que
os alunos indiquem a proporção direta ou inversa. Depois finalizar com papel
contact cobrindo toda a cartolina.
Na
resolução dos problemas, os alunos irão ler, identificar
as grandezas e anotá-las no tabuleiro, lembrando que cada grandeza corresponde a uma cor. Após
isso, irão escrever os dados referentes às grandezas.
As linhas concorrentes sempre serão
para cálculo da regra de três simples, pois esta só possui duas grandezas
relacionadas. Se as grandezas forem diretamente proporcionais, devemos manter
os dados na mesma posição que se encontram nas colunas, no caso das grandezas
serem inversamente proporcionais, devemos inverter a posição dos valores que se
encontram na referida coluna.
Para montar a resolução do problema,
basta que o aluno multiplique os valores dos extremos igualando-os a
multiplicação dos valores dos meios, obtendo assim o valor da incógnita.
Relatório
de Aplicação: Tabuleiro (Regra de Três)
Data: 24/08/2012 Número
de alunos: 115
Turma: 7ª A,B,D,E Período: Matutino/Vespertino
Duração:
1
aula cada Turma (45 min) Organização:
Duplas
Por Danielle
- A turma dividida com um tabuleiro para dupla, a professora deu exemplos de
como resolver os exercícios no tabuleiro, o qual o tabuleiro da professora era
grande para visualização de todos estudantes. Após a explicação foi dado
exercícios para os estudantes resolverem com o tabuleiro menor. Notamos que na
montagem do problema foi de fácil entendimento, pois a relação do tabuleiro de
como calcular já estava pronto. A dificuldade maior mesmo foi na interpretação
dos problemas. Na aplicação, os estudantes adoraram a idéia desse tabuleiro
para resolver regra de três, acharam divertido e fácil. Podemos dizer que
conseguimos alcançar o objetivo de fixar melhor o conteúdo de Regras de três.
Considerações
da Professora:
A utilização do tabuleiro de
regra de três (revisado – ábaco de regra de três) foi uma ótima ideia para
relembrarmos este conteúdo.
O tabuleiro permite aos estudantes
manipular o material e interagir com ele. A necessidade de completar os
círculos com as grandezas que aparecem nos problemas chama à atenção para a
organização de cada valor e assim ao calculo posterior.
Benefícios do tabuleiro:
ü Visualização;
ü Organização
das grandezas e valores;
ü Orientação
de cálculos;
ü Manipulação
do material;
ü Memorização
da organização da regra de três.
quero gozarrrrrrrrrrrr
ResponderExcluir