Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
tabuada
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Dallana Fischer
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: Tabuada DO BANQUEIRO
Objetivos
- Memorizar a tabuada;
- Socializar métodos de memorização;
- Socializar técnicas para lembrar a resposta correta da tabuada;
- Interação entre os estudantes.
Materiais
- 1 dado;
- 1 conjunto de canudos para cada participante;
- papel para registro dos pontos;
- 1 folha com as tabuadas de 4 há 9.
Metodologia
Os grupos são formados entre 4 e 6 estudantes.
Cada grupo elege um banqueiro.
O banqueiro distribui 10 ou mais canudos para
cada participante e fica com a maior quantidade, 20 canudos.
Antes de iniciar define-se o número de
rodadas (a combinar).
Para determinar o inicio do jogo cada
participante joga o dado, começa quem obtiver o número maior.
O banqueiro possui uma folha com tabuadas de 4 a 9 para assinalar as
perguntas que já foram feitas.
Cada participante joga o dado para definir
qual tabuada deverá responder. O dado
poderá ser confeccionado com os números do 4 ao 9, ou, se utilizar o dado comum
os números 1,2 e 3 correspondem ao 7,8 e 9. Para cada multiplicação que não
souber, o participante paga um canudo ao
banqueiro, e para cada ponto acertado ele recebe um canudo do banqueiro.
O banqueiro seleciona a pergunta na tabela de
acordo com o número correspondente ao dado, devendo assinalar de vermelho as
multiplicações respondidas errado e azuis as corretas. Esse registro servirá de
diagnóstico para o professor.
Se algum jogador não tiver canudos
suficientes para efetuar seu pagamento
em alguma rodada, sai do jogo. O banqueiro sempre terá canudos em
quantidade suficiente para não quebrar.
Ganha o jogo quem tiver o maior número de
canudos ao final da partida.
Relatório
de Aplicação: TABUADA DO BANQUEIRO
Data: 23/04/2012 Número
de alunos: 12O
Turma: 7ª A,C,D e E Período: Matutino e Vespertino
Duração:
45
min. Organização: grupos de 4 a 6 estudantes
Por Dalana Fischer: Os alunos estavam empolgados para
começar o jogo. Todas as regras foram explicadas, e em seguida eles começaram a
se divertir. Todos estavam interagindo muito bem.
A ideia de dar canudos coloridos foi muito bem aceita por
eles. Até tiraram par ou ímpar para ver com quem iria ficar os canudos de cores
rosa, azul e amarelo. No decorrer do jogo, ao passar de grupo em grupo, pude
perceber que as tabuadas de 7 e 8 foram as mais difíceis para eles.
Apenas um grupo, de todas as turmas, conseguiu terminar o
jogo em uma aula. Os outros não chegaram ao fim de todas as tabuadas. Com o
jogo eles perceberam que não sabem todas as tabuadas, e puderam estudar
brincando.
Considerações
da Professora:
Esta foi a
primeira atividade aplicada da Dalana em sala, antes disso ela tinha apenas
visitado a escola para conhecer suas dependências e os estudantes que
participam do programa, no qual se apresentou bastante tímida.
No entanto,
neste dia, percebi-a bem a vontade com as crianças, conversou, explicou, permanecendo
junto dos grupos a aula toda.
Os estudantes
gostaram muito da atividade, apresentando erros nas tabuadas acima de 6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário