Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Expressão
Numérica
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Danielle Paná Vergini
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: Competição de Resolução de Expressão
Numérica
Objetivos
- Criar e resolver expressões numéricas;
- Rever as quatro operações;
- Rever potenciação e radiciação;
- Diagnosticar sequência de operações em expressões numéricas;
- Trabalhar em grupo;
- Socializar métodos de resoluções e estratégias.
Materiais
- 10 Cartões de tamanho 10x8 cm vermelho;
- 10 Cartões de tamanho 10x8 cm azul;
- Quadro e canetão.
Metodologia
Separar a sala em duas
equipes, cada equipe receberá 10 cartões (5 vermelhos e 5 azuis), na qual
deverão criar 5 expressões numéricas e resolve-las.
As perguntas e respostas
deverão estar em cartões diferentes, nos cartões azuis criar as expressões e
nos cartões vermelhos as respostas.
Os cartões vermelhos deverão
estar numerados na frente de 1 a
5 para uma equipe e de 6 a
10 para a outra. E no verso dos cartões azuis deverão conter as perguntas e no
canto superior a numeração das respostas, como no exemplo a seguir:
Depois de criar e responder
as expressões numéricas, o professor deverá recolher os cartões das duas
equipes, embaralhar os cartões azuis e sobrepor numa mesa ao centro das duas
equipes.
A equipe deverá eleger um
representante para tirar par ou ímpar, a fim de saber quem começa a
brincadeira.
5 integrantes do grupo devem
participar, mas cabe ao professor decidir este item para não expor nenhum
estudante.
Para iniciar a competição, 1
representante da equipe que iniciará deverá se apresentar na mesa central,
escolher uma pergunta que poderá ser o que sua equipe criou ou da equipe
adversária.
Depois deverá colocar a
pergunta no quadro e responde-la a, equipe toda pode ajudar.
Não é permitida a
manifestação da equipe que não estiver respondendo no quadro.
Assim, uma vez de cada, as equipes deverão ir
escolhendo e respondendo as perguntas no quadro.
Ganha a equipe que responder
mais expressões numéricas corretamente.
Relatório
de Aplicação: Competição de Resolução Expressão Numérica
Data: 14/03/2012 Número
de alunos: 53 alunos
Turma: 7ª D, E
Período: Vespertino
Duração:
1
aula cada Turma (38 min) Organização:
2 Equipes
Primeiramente
foi dividida a turma em duas equipes, logo foi entregue 10 cartões onde os
integrantes das equipes tiveram que criar Expressões Numéricas em 05 cartões e
nos outros 05 colocaram a resposta de cada Expressão criada.
Com os cartões
prontos e colocados no centro da sala, cada equipe escolheu um representando
para tirar par ou impar a fim de iniciar a competição.
Um aluno de cada
vez, alternando as equipes, retirava um cartão com a Expressão e seguia para o
quadro resolver podendo solicitar a ajuda de seus colegas da equipe. Cada
acerto valia um ponto e erro não ganhava.
Observando a
competição dos Alunos notei a dificuldade na potenciação, alguns alunos ainda
confundem como no exemplo: 3² = 3x2 = 6, aconteceu isso com uma aluna em uma
das equipes e com certeza depois disso, ela nunca mais esquecerá que 3² = 3x3 =
9, pois ela ficou toda envergonhada por errar na frente de seus colegas. Na visão
geral da competição, os alunos adoraram ter essa aula diferenciada, lúdica,
influenciando um pouco mais o gostar da matemática.
Considerações da Professora:
Percebi na
criação das expressões numéricas que algumas equipes se preocuparam em elaborar
expressões maiores com diversas operações, outras copiaram do caderno para ter
certeza que a resposta estava correta. E outras ainda, mas poucos, criaram
expressões simples demais para a série que estão.
A brincadeira
foi um sucesso, possibilitou momentos de conversas entre os estudantes sobre
aplicação de conceitos matemáticos, seqüências de operações na resolução das
expressões, regras e principalmente a potenciação.
Infelizmente
ainda há muitos erros na potência, os estudantes confundem potência com
multiplicação (entre os números), como no exemplo citado pela bolsista.
A partir dessa
atividade irei providenciar planilhas com seqüências de potenciação para os
estudantes responderem e estudarem, farei ditado igual ao da tabuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário