Área:
|
Matemática
|
Conteúdo:
|
Números Inteiros
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª Série
|
Supervisora:
|
Josiane
Bernz Siqueira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Dallana Fischer
Mario Bruno Pavanatti
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: Jogo da memória com números inteiros e raiz quadrada
Objetivos
- Compreender e relembrar operações com números inteiros;
- Estabelecer relações entre operações e sinais;
- Compreender e relembrar raiz quadrada;
- Integração entre os estudantes;
- Socializar conhecimentos.
Materiais
- Papel cartão para confecção dos cartões;
- Papel contacto para encapar os cartões;
- Impressão.
Metodologia
As regras do jogo são iguais as do
jogo da memória convencional, podendo participar entre 2 a 4 estudantes.
A intenção da atividade e apresentar
respostas opostas, para que os estudantes discutam qual a resposta correta para
cada situação.
Os cartões foram confeccionados com
as seguintes perguntas e respostas:
1)
-10
– 10 = -20
2)
-10 + 10 = 0
3)
(-10) . (-10) = +100
4)
(-10) . (+10) = -100
5)
8 . (-9) = -72
6)
(-8) .(-7) = +56
7)
(-7) . 9 = - 63
8)
(-200) : (- 5) = + 40
9)
(-300) : (-15) = +20
10)
(-150) : 2 = -75
11)
9
12)
8
13)
11
14)
4
15)
6
16)
12
17)
15
18)
-30 + 15= -15
19)
-50 + 38 = -12
20)
–3 – 3 = -6
21)
– 2 – 2 = – 4
22)
4 – 15 = – 11
23)
(-3) . 3 = – 9
24)
2 . (-4) = - 8
25)
(-5) : (-5) = 1
Relatório
de Aplicação: JOGO DA MEMÓRIA COM NÚMEROS INTEIROS E RAÍZ QUADRADA
Data: 28/05/2012 Número de alunos: 140
Turma: 7ª A ,B, C,D e E Período: Matutino e Vespertino
Duração:
45
min. Organização: grupos de 4 estudantes
Por Dalana Fischer: O
jogo da memória fez com que os alunos pudessem exercitar a memória e o cálculo
mental. Onde envolvia números inteiros e reais. A brincadeira foi muito
interessante, pois não era um simples jogo da memória. Antes de eles acharem a
resposta da fração, eles tinham que calcular para saber qual era a resposta e
isso deixou a brincadeira mais divertida.
Em relação as dificuldades, eles tinham nos sinais negativos
e nas raízes. Em um grupo que passei, pude perceber que nas ultimas duas peças,
o jogo não fechou. Justamente por essa troca de sinal. O jogo tornou a aula
mais divertida e os alunos aprenderam brincando.
Por
Mario Bruno Pavanatti - No meu primeiro trabalho como pibidiano,
fizemos um jogo da memória para incentivar o calculo,
raciocínio e memória. Na aplicação os resultados foram ótimos, já que todos os
alunos participaram motivados pela vontade de vencer.
Considerações
da Professora:
No
início da aula pedimos aos estudantes que se organizassem em grupos de quatro
para jogarem o jogo da memória de números inteiros. Apenas informamos a eles
que as regras do jogo eram iguais ao jogo da memória convencional, mas com
perguntas e respostas envolvendo operações com números inteiros.
A princípio parecia ser mais um jogo qualquer, no entanto
no decorrer da atividade muitos questionamentos e observações foram feitos
pelos estudantes.
O
simples fato de colocarmos nas respostas os mesmos números com sinais opostos
desencadeou um turbilhão de indagações, gerando conhecimento. Afinal,
acreditamos que o conhecimento se constrói a partir das perguntas.
Em alguns momentos precisamos interferir nos diálogos
para confirmar propriedades matemáticas dos números inteiros que surgiam no
meio da conversa, para dizer se estava correto ou não o pensamento deles.
Por exemplo, num grupo o estudante M virou as cartas: -10
-10 e + 20, e a conversa entre dois meninos M e E transcorreu assim:
M: “
Ahhh, acertei”
E:
“Para véio, não dá 20 positivo, é negativo”
M:
“Não nego, menos e menos dá mais”
E: (semblante
de dúvida) “Mas não é vezes!?, Oh
professora! Né que menos e menos dá mais só no vezes?”
Professora:
“É sim! Deixa-me ver as cartas, neste caso você pode pensar em dívidas, você
deve 10 e deve 10, então deve 20”.
E:
“Eu falei véio”
E e
M: (risadas)
Tenho certeza de que os dois nunca mais se esquecerão
desta regra, pois estavam num momento de descontração, mas que oportunizou o
conhecimento sem partir da professora e sim entre amigos, o que tornou a
ocasião mais significativa.
Legal =)
ResponderExcluirnao entendi nada
ResponderExcluirEu tbm não, vamo de chat?
Excluir