Atividade elaborada pela bolsista Ana Paula
na 6ª série do Ensino Fundamental
Supervisionada pelas Professoras
Josiane Siqueira e Márcia Stopassoli em 30/09/2011.
MATERIAL INSTRUCIONAL
- Compreender o expoente zero;
- Compreender o expoente um;
- Compreender potências de números inteiros e suas propriedades;
- Compreender raiz quadrada.
Materiais:
- Confeccionar com E.V.A 28 retângulos
Metodologia:
- Número de jogadores: 2 a 4 alunos;
- Número de pedras para cada jogador: 7;
- Início do jogo: a combinar (Ex.: par ou ímpar);
- Resolver a potência e/ou raiz de uma das pontas e ver se possui o resultado em mãos, caso contrário passa a vez ou compra uma pedra (isso se o jogo tiver menos de quatro jogadores);
- Será vencedor o aluno que eliminar todas as pedras no jogo ou aquele que ficar com o menor número de pedras na mão.
O dominó pode ser feito com qualquer conteúdo matemático, desde que as situações não sejam muito trabalhosas. Os problemas devem ser de rápida solução para que o jogo fique sempre animado. O dominó é formado por 28 (vinte e oito) peças com 7 (sete) fatos diferentes. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o aluno faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. O jogo estimula o desenvolvimento do raciocínio, por isso devemos utilizá-los em sala de aula.
RELATÓRIO DA APLICAÇÃO
Organização:
2 aulas para cada grupo | 40 alunos | Turma: 6ª A , B, C e D | 4 grupos de 10 alunos
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
No dia 30 de setembro fui à escola e tive meu primeiro encontro com os alunos, na ocasião apliquei o dominó com eles, que aborda os conteúdos de propriedades de potência e raiz quadrada. Este dominó é composto por 28 peças com potências, raízes e resultados das respectivas que se encaixam, como em um dominó tradicional.
Estavam presentes 10 alunos em cada horário. No início apresentaram dificuldades para efetuar as operações de potência e raiz, mas aos poucos com meu auxilio e o da professora eles começaram a compreender melhor o jogo. Na primeira partida foi mais complicado, pois não lembravam das propriedades de cancelamento e outras operações, sendo necessário o auxilio da calculadora e papel para efetuarem alguns cálculos. Depois, nas outras partidas tudo fluiu melhor, a compreensão e a agilidade, até conseguiram fazer táticas para trancar o jogo dos colegas.
Percebi que o jogo desenvolveu o raciocínio lógico dos alunos a comunicação, a interação com os colegas e relembrou propriedades importantes de potência e raiz quadrada. Eles gostaram do dominó, jogaram algumas partidas e queriam jogar mais.
hum...perece ser muito bom
ResponderExcluirmuito bom
Excluironde tem o jogo para baixar?
ResponderExcluir